Ballet Russes
Segmento: Companhias de Dança
Cidade: Paris
Estado: Île-de-France
País: France
Conteúdo: O Ballets Russes foi uma companhia de dança independente, criada em Paris, pelo empresário e produtor russo Sergei Diaghilev e se manteve ativa de 1909 a 1929. A primeira formação tinha o coreógrafo Michel Fokine e os bailarinos Anna Pavlova e Vaslav Nijinsky. O coreógrafo George Balanchine participou do grupo em 1925.
Também reuniu grandes nomes da música e das artes plásticas como Igor Stravinsky, Pablo Picasso, Henri Matisse, Jean Cocteau.
Os Ballets Russes apresentaram alguns dos trabalhos mais marcantes da história da dança no século XX. Entre eles estão O Pássaro de Fogo (1910) e Petrushka (1911), de Michel Fokine com música de Igor Stravinsky; Dafne e Cloé (1912), de Fokine com Maurice Ravel; e A Sagração da Primavera (1913), coreografada por Vaslav Nijinsky, também com música de Stravinsky. Além de Parade (1917), de Léonide Massine, com música de Erik Satie e cenários de Pablo Picasso, e O Tricórnio (1919), também de Massine, com música de Manuel de Falla. Na década de 1920, destacam-se Pulcinella (1920), de Massine e Stravinsky, Apollo (1928), de George Balanchine e Stravinsky, e O Filho Pródigo (1929), também de Balanchine, com música de Sergei Prokofiev.
Com a morte de Diaghilev, em 1929, a companhia se dissolveu, mas seus artistas espalharam-se pelo mundo, influenciando a dança em diferentes países. O legado do Ballets Russes foi fundamental para o surgimento de novas companhias e para a formação de escolas de balé na França, nos Estados Unidos e em outros países.
Data: 7 de novembro de 2025