Contato-Improvisação
Segmento: Estilos de Dança
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
País: Brasil
E-mail: marilia.carneiro@alumni.usp.br
Telefone: 19999643290
Instagram: @mariliacarneiro.danza
Site: www.mucina.com.br/ci
Youtube: @mucindanza
Conteúdo: Contact Improvisation (CI) é uma forma de dança pós-moderna criada em 1972 pelo coreógrafo e dançarino norte-americano Steve Paxton (1939-2024). É baseada na comunicação entre dois corpos em movimento que estão em contato físico e sua relação com as leis físicas: gravidade, momentum, inércia e fricção. Na primavera de 1972, Paxton recebeu bolsa da Change, Inc. e convidou dançarinos para trabalhar na forma que desenvolvia, incluindo Barbara Dilley, Nancy Topf, Mary Fulkerson, Nancy Stark Smith, Curt Siddall, Daniel Lepkoff, David Woodberry e Nita Little. Trabalharam durante uma semana em um estúdio em Nova York praticando a pequena dança, técnicas de rolamento (para frente, para trás, aikido) e exercícios onde uma pessoa ficava em pé no tatame enquanto outros corriam e se jogavam contra ela, que tentava carregar e controlar o peso. A primeira apresentação pública aconteceu na John Weber Gallery em Manhattan durante cinco dias em junho de 1972, numa performance contínua nomeada "Contact Improvisations". Em 1975, Steve reuniu uma turnê no noroeste dos EUA com Nancy Stark Smith, Nita Little e Curt Siddall, formando a companhia ReUnion. Nessa turnê, souberam de pessoas praticando CI e de ferimentos graves ocorridos. Preocupados com a segurança, consideraram registrar autoria para controlar quem ensinaria, chegando a escrever papéis que quase foram assinados, mas decidiram não se tornar controladores. Em vez disso, criaram um boletim informativo onde todos poderiam compartilhar suas práticas. Assim surgiu a Contact Quarterly (CQ) em 1975, editada por Nancy Stark Smith e posteriormente por Lisa Nelson como co-editora. Em mais de 40 anos, o número de contateiros cresceu consideravelmente, formando uma "comunidade de contato" mundial, com troca de conhecimento através da CQ e de jams, inaugurando um processo democrático de difusão sem precedentes na dança.
Data: 5 de novembro de 2025