O Corsário
Segmento: Coreografias
Cidade: Paris
Estado: Île-de-France
País: France
Conteúdo: A autoria do Corsário é bastante discutível. A primeira versão do ballet, de 1856 foi coreografada para a Ópera de Paris por Joseph Mazilier (1801 - 1868) (também coreógrafo de Paquita, e importante bailarino, primeiro James de La Sylphide, partner de Taglioni). Dessa versão restam poucos traços.
O balé foi reencenado na Rússia, em 1858, com coreografia de Jules Perrot, a partir da original de Mazilier, com Petipa no papel de Conrad, e remontado em 1868 por Petipa com uma coreografia nova. Ao longo do tempo, a música original de Adolphe Adam foi interpolada e alterada com Minkus, Délibes, Drigo e Chopin, gerando uma grande quantidade de versões diferentes para essa história, tanto em música como em coreografia. Dentre elas, a principal versão para a continuidade do ballet foi a quarta recriação de Petipa, de 1899, feita para uma homenagem a Pierina Legnani.
Um Pirata, Conrad, se apaixona por uma escrava, Medora, que era cara demais para que ele a comprasse. Medora é vendida para o harém do Paxá e quando ela vai buscá-la, descobre que o pirata a sequestrou.
Na caverna do pirata, Conrad é convencido por Medora a libertar as escravas sequestradas, mas Birbanto, um outro pirata, é contra a ideia, envenenando Conrad, que desmaia, e sequestrando Medora.
No palácio do Paxá, Medora, que Birbanto devolvera para seu dono original, está prestes a ser entregue ao Harém, quando Conrad surge disfarçado e vence o Paxá, com os piratas dominando e a escrava resgatada.
Data: 7 de novembro de 2025