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Passanoite

Segmento: Coreografias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Conteúdo: A obra que Daniela Cardim coreografou especialmente para a São Paulo Companhia de Dança, Passanoite, traz a marca dessa jovem artista, que tem se revelado como coreógrafa carioca no exterior – em especial na Holanda. Fiel à tradição que tem em George Balanchine uma de suas maiores referências históricas, esta peça coreográfica não narra um enredo mas se baseia inteiramente nas músicas sobre as quais foi criada. A evidente musicalidade da obra não se limita às figuras rítmicas e às camadas melódicas das peças interpretadas pelo grupo Quintal Brasileiro: Passanoite procura fazer em movimentos corporais o que a música faz com a tradição – assim como o rigor erudito revela sutis arranjos na construção musical, a coreografia de Cardim revela um delicado uso da técnica clássica sob o olhar contemporâneo. Cardim cria suas coreografias sob inspiração sonora, os movimentos ocupam a cena de maneira a um só tempo leve e intensa, com pronunciada plasticidade. Os vazios e os preenchimentos da cena no espaço nu da caixa cênica constituem outro elemento marcante nesta peça, em que grande parte do repertório de movimentos e posições é originário da técnica clássica, mas sua semântica é reescrita nos detalhes gestuais, nos impulsos e usos do solo que, juntamente com os deslocamentos no foco da cena, atualizam a tradição. Daniela Cardim extraiu o título da obra do nome dado por André Mehmari a um movimento de uma de suas composições. Para a coreógrafa, a palavra remete a um momento de recolhimento, de entrada em um estado diferente da agitação diurna. Pode estar relacionado a um estado onírico, mas também a um estado meditativo, como que submerso noutra realidade.
Data: 5 de novembro de 2025