Catia Campos

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Ribeirão Preto
  • Atividade: Organização de Eventos de Dança
  • Data de nascimento: 10/06/1961

Conteúdo

Iniciou seus estudos de balé clássico aos 05 anos com Regina Pagnamo de Menezes. Formou-se professora em 1978. Estudou piano nível básico com Lourdes Gandra (in memorian).

Posteriormente, estudou com vários mestres, nas diversas modalidades da dança: Joshey Leão, Eduardo Sucena, Wandilson Montenegro, Carlos Aguero, Roberto Silva, Hugo Delavalle, Anton Garcez, Ismael Guiser, Yoko Okada, Ivonice Satie, Ady Addor, Maria Helena Mazzeti, Márika Gildali, Décio Otero, Sacha Swetlof, Felipe Chepaskof, Yellê Bittencourt, Azari Plissetsky, Yoshi Morimoto, Iracity Cardoso, Jorge Penã, Geralda Bezerra, entre outros.

Tornou-se membro da “Royal Academy Of Dance”- London em 1978, participando dos encontros e cursos anuais: com Ilara Lopes, Christine Steves, Mônica Godilho, Lúcia Millás, também colocando alunas para exames classificatórios.

Ingressou, em 1979, na Cia “Ballet Lina Penteado” (Campinas), onde permaneceu até 1985, tendo excurcionado como bailarina solista por inúmeros palcos deste país com os ballets de repertório: Sinfonia Fantástica de Hector Berlioz, O Lago dos Cisnes, D. Quixote entre outros, juntamente com a Orquestra Municipal de Campinas, Regência Benito Juarez .

Em 1987, foi bailarina solista e coordenadora do “Grupo Íris Ativa Dança”(Campinas ). E participou da Ópera
O Guarani juntamente com Orquestra Municipal de Campinas .

No ano seguinte, em 1987, tornou-se coordenadora artística da Academia “Arlete Cervone” (Campinas).

Ministrou aulas e coreografias em várias cidades: Pontal, Batatais, Sertãozinho, Valinhos, Campinas, São Paulo , Mogi-Mirin, Limeira, Americana, Rio Claro, Uberaba, entre outras.

Em 1993, participou da comissão de produção de Coppélia e da personagem Mãe de Swanilda”, das festividades de Reinauguração do Theatro Pedro II – Ribeirão Preto.

De 1992 a 2003, atuou na Associação das Escolas de Dança de Ribeirão Preto, dos eventos, workshops e do Departamento Social.

Participou da primeira comissão organizadora da RV Produções, com Jacy Rhomers, no início deste festival em 1991. Dez anos mais tarde, recebeu homenagem em São Paulo, juntamente a outros profissionais.

Participou como jurada: Festival Home Halpe São Paulo, RV Produções São Paulo, Mostras de Dança do Governo Estadual com os Colégios Estaduais do Estado de São Paulo, Ginastrada Municipal Ribeirão Preto, e vários Concursos de Estética e Beleza do interior paulista.

Foi uma das diretoras do “Projeto Dançar e Crescer” -Secretaria de Esportes Ribeirão Preto na gestão de Antonio Palocci.

Produtora local de”Maat” Ballet Lina Penteado e Orquestra De Câmara” noTeatro Pedro II - Ribeirão Preto.

De 2007 a 2008, foi Voluntária Suplente Conselheira da Dança em Ribeirão Preto na gestão de Welson Gasparini .

Mantenedora, Diretora e Professora da “Catia Campos Academy” Escola Técnica de Dança oficializada pelo MEC que atuou desde 1992, em Ribeirão Preto, participando dos cursos de atualização em várias modalidades da dança, design, corte e costura, concepção de figurinos, administração de academias, metodologia cubana, metodologia inglesa, psicologia e liderança, concepção coreográfica, iluminação, e cenografia .

Desde 2004, é produtora adjunta com Garima Augusta, do festival não competitivo “Dança Em Foco", evento anual, realizado no Theatro Pedro II, com a participação de escolas e grupos de Ribeirão Preto e região .

Desde 2009, é proprietária da WORLDBALLET by Catia Campos, eventos, produtos e locações (que sucede a Escola Técnica de Dança Catia Campos Academy), mesma mpresa, que ampliou os ramos de atividade e tem como atual prestação de serviços e produtos.

"

Links

Site:
http://www.worldballet.com.br

(por Carolina Romano de Andrade | SPCD Pesquisa) 117

Trabalhos

- Assessoria: a Professores(as) em início de carreira, Coordenadores (as)de Eventos de Dança das Secretarías Municipais de Cultura, Profissionais da Dança para idealização de Eventos, Festivais e Concepção de Figurinos , bem como Customização de Figurinos.
- Fornecimento de Produtos : Enfeites e aplicações para figurinos (também designs exclusivos de acordo com o tema e época do Ballet de repertório ,entre outros), Barbatanas/fitas de Aço (Estrutura para Figurinos de Ballet Clássico Tutu” e outros).
- Locação de Materiais Cênicos : Linóleo (tapete/piso adequado para bailarinas) , Fitas adesivas adequadas para colocação de Linóleo , Panagens de Veludo em várias cores c/ pingentes, e telão para projeção de imagens . "
X