Dança em Rede

Eliatrice Gischewski Souza

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MG
  • Cidade de origem: Formiga
  • Atividade: Bailarina
  • Data de nascimento: 18/01/2024

Histórico

Eliatrice Gischewski, atua como bailarina da Cia Mário Nascimento, desde 2011. Apesar de buscar uma vertente artística voltada à dança contemporânea, buscando integrar linguagens artísticas, ministra aulas de técnica clássica no CEFAR- Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado- Palácio das artes e é responsável por ensaios e remontagens nessa mesma instituição. Durante 4 anos, entre 2007 e 2011, integrou o elenco do Ballet Jovem Palácio das Artes, onde iniciou sua carreira profissional. Currículo: Formação artística:Iniciou seus estudos de dança em Formiga- MG, onde nasceu em 29 de março de 1987. Aos 17 anos, se mudou para Belo Horizonte para estudar dança no CEFAR- Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado- Palácio das artes, onde se formou em 2007. Formação Acadêmica:Formada em pedagogia pela Unopar- Universidade Norte do Paraná

Trabalhos

Com a Cia Mário Nascimento, teve a oportunidade de se apresentar em 23 estados brasileiros com os espetáculos “Escapada” e “Faladores”. Posteriormente participou de “Território Nu”. Faz parte ainda da montagem mais recente do coreógrafo para a companhia homônima, o espetáculo “Nômade”.

Durante 4 anos, entre 2007 e 2011, integrou o elenco do Ballet Jovem Palácio das Artes onde iniciou sua carreira profissional.
Em 2012, foi co-fundadora do Lio Coletivo, onde concretizou o projeto “Antologia da Árvore”, realizando uma série de ações performáticas interagindo-se com os espaços urbanos através do signo da Árvore.

Sob a direção de Rosa Antuña, estreiou em 2011 o espetáculo “De Perfumes e Sonhos”. Eliatrice trabalhou com coreógrafos renomados como: Luís Arrieta, Tíndaro Silvano, Cassilene Abranches, Rodrigo Giése.

Em 2009, em uma parceria com a Cia Holandesa Introdans, foi ao palco com “Iungo” do coreógrafo AdriaanLutejn. Em 2007, foi intérprete criadora da coreografia “Completo”, que posteriormente, sob a direção de Marcelo Kraiser foi base para a criação do Videodança “Ensaio 5”.

Bibliografia

Prêmios e distinções: Indicada aos prêmios Sesc –Sated e Usiminas-Sinparc de Melhor Bailarina em 2010 e 2011, respectivamente pelo espetáculo “Território Nu”.

Links

(Por Paola Rettore | Pesquisa SPCD) 817

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
X