Dança em Rede

Nadima Murad

  • Categoria: Profissionais da dança
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 12/12/1973

Histórico

Nadima Murad iniciou seus estudos de dança em 1980, com folclore gaúcho, mas foi em 1995, com a Dança do Ventre, que encontrou sua verdadeira paixão.

Nos anos de 1996 a 2004, participou de inúmeros congressos, festivais, concursos nacionais e internacionais sempre obtendo destaques e importantes classificações. Seu site foi criado em 1998 como uns dos primeiros da região sul do Brasil a divulgar a cultura e a Dança Árabe.

Em 1999, criou o Festival de Dança do Ventre do Rio Grande do Sul, trazendo a capital os maiores nomes nacionais da Dança do Ventre. Em 2002, Nadima passa a pertencer ao seleto grupo de selecionadas com o Padrão de Qualidade Khan el Khalili sendo ate a atualidade a única gaúcha a obter essa qualificação. Ainda em 2002 foi convidada a participar das gravações da novela “O Clone” da Rede Globo.

Através do seu empenho e destaque, Nadima é constantemente convidada a ministrar cursos e ser jurada em importantes festivais inclusive MERCADO PERSA- SP.

No ano de 2004, foi convidada pelo cantor Sírio Tony Mouzayek a ilustrar a capa do seu CD volume 36. Em 2005 iniciou sua carreira internacional passando por Emirados Árabes Unidos (Dubai), Marrocos, Bahrein, Líbano, Síria e é a única gaúcha a trabalhar no Egito (Castelo de Montazah) vencendo também um concurso realizado em 2008 na cidade de Alexandria.

Em 2007, Nadima cria a Equipe The Best Dance Brasil, proporcionando a oportunidade de bailarinas brasileiras realizarem o sonho de ingressar na carreira internacional. Em 2009, forma-se em Dança na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

No ano de 2012, foi convidada a ser jurada do Premio Açoriano de Dança e também eleita conselheira da Associação Gaúcha de Danças.
Estudou com mais de 60 dos maiores nomes do mundo da Dança e Musica Oriental nacional e Internacional:

Egípcios: Faridah Fahme, Dinah, Haquia Hassam, Mahmoud Reda, Randa e Youssry Sharif, Hossam Hanzi, Mahmud el Masri

Argentinos: Saida, Amyr Taleb, Maiada, Mario Kirlis

Americanas: Jillina, Tamalin Dalau, Delilah, Mesmera, Sahra Saeeda, Hadia

Brasileiras: Claudia Cenci, Nájua, Lulu Sabongj, Soraya Zaied, Hayet El Helwa, Fadua Chuffi, Jade el Jabel, Gisele Kenj, Gisele Bomentre, Renata Lobo, Patricia Bencardini, Anthar, Samira, Shalimar, Dunya, Lu Couto, Angelica Rovida, Camelia, Serena Hanzi, George, Mauricio, Djone e Tony Mouzayek entre tantos outros.

Com sua escola com atividades desde 1996, proporcionou o contato com a arte da Dança do Ventre a mais de mil alunas desde então, algumas delas brilham, não somente no cenário nacional, mas também profissionalmente para o exigente público dos países árabes.

Através da metodologia da escola, proporciona a técnica adequada ao nível de aprendizagem de suas alunas, possibilitando a participação em eventos como confraternizações mensais na Escola, participação em festivais e mostras culturais.

Links

Luciane Silveira Soares/ Pesquisa para SPCD 429
X