Dança em Rede
ODISSEIA
- Categoria: Coreografias
- Ano de criação: 2018
- Duração: 37 minutos
- Grupos de estreia: São Paulo Companhia de Dança
- Autores: Joëelle Bouvier
Histórico
Odisseia (2018) é uma criação de Joëelle Bouvier para a São Paulo Companhia de Dança.
Coreografia: Joëelle Bouvier
Música: trechos de Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa Lobos; trechos de Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach; Melodia Sentimental, de Villa Lobos (letra de Dora Vasconcellos); poema Pátria Minha, de Vinícius de Moraes; e texto de Irène Jacob
Iluminação: Renauld Lagier
Figurino: Fábio Namatame
Assistentes de coreografia: Emilio Urbina e Rafael Pardillo
Duração/elenco: 37 minutos com 14 bailarinos
Estreia pela SPCD: 2018 | Teatro Alfa, São Paulo/SP – Brasil
Produção Associação Pró-Dança/São Paulo Companhia de Dança e coprodução Chaillot – Théâtre National de la Danse (Paris/França)
Foto: Clarissa Lambert
Sinopse
Odisseia é uma viagem, um reencontro consigo mesmo. Movida pela questão dos migrantes da atualidade, a coreógrafa constrói uma estrutura dramática e poética que aborda temas como mudança, transição, partida e a esperança de uma vida melhor. “Neste momento, somos todos sensíveis a esta questão, que é forte no mundo.”, comenta Joëlle. Bouvier explica que procurou misturar fragmentos das Bachianas Brasileiras com a composição de Bach, Paixão Segundo São Mateus. Ao final, temos na voz de Maria Bethânia a música Melodia Sentimental e o poema Pátria Minha. A obra tem coprodução com Chaillot – Théâtre National de la Danse, na França.
Verbete editado por:
Equipe | SPCD - Atualizado (AGOSTO 2022)