Feminino na Dança
Segmento: Festivais
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Conteúdo: Idealizado em 1992, por Marcos Bragato, então curador de dança do Centro Cultural São Paulo, o projeto Feminino na Dança consistia em uma mostra de um mês de duração, em média, apenas com espetáculos criados e dançados por mulheres. Realizado anualmente sempre no primeiro semestre, o evento tinha um irmão, o Masculino na Dança, que ocupava a programação do CCSP no segundo semestre somente com trabalhos de homens. Organizada ininterruptamente de 1992 a 2009, a mostra representou um marco para a dança cênica de São Paulo ao conferir uma vitrine para experimentos de coreógrafos iniciantes que, provavelmente, não chegariam sozinhos ao palco e que, diante dos retornos obtidos durante as apresentações, tinham em mãos elementos para transformar esses embriões em trabalhos mais complexos.
Em geral, as criações envolviam um núcleo de produção enxuto, sendo em sua maioria solos, duos e trios - foram poucos os números apresentados com mais de quatro integrantes.
O festival ajudou a catapultar nomes tidos como referenciais da atual cena paulista, como Cláudia Palma, Holly Cravell e Miriam Druwe.
Encerrou em 2009 diante da troca de nomes à frente da curadoria de dança no CCSP em uma edição casada com o Masculino na Dança, que também se extinguiria. Dessa vez, seis trabalhos já apresentados durante a história dos dois eventos foram convidados a serem reencenados.
Data: 7 de novembro de 2025