Dança em Rede
1º Ato Centro de Dança
- Categoria: Escolas
- País de origem: Brasil
- UF de origem: MG
- Cidade de origem: Belo Horizonte
- Ano de criação: 1982
Histórico
Professores
Cursos Infantis:
O trabalho do Primeiro Ato é diferenciado para crianças de 3 a 8 anos de idade. As aulas são desenvolvidas com base nas diferentes técnicas: clássico, moderno, jazz, sem um direcionamento rígido e sim no intuito de despertar a criança para o prazer da dança.
Maternal – Para crianças de 3 e 4 anos, o curso explora os aspectos lúdicos da dança, a coordenação motora, a iniciação musical, a percepção do espaço e do corpo.
Despertar – Como o nome já sugere, o curso desperta o universo artístico e criativo da criança. As aulas são feitas com músicas e jogos lúdicos, direcionados para o despertar do corpo e para o começo do entendimento da técnica da dança.
Iniciação à Dança I e II – Etapa em que o aluno vivencia informações básicas de várias técnicas de dança, exercitando o equilíbrio, a flexibilidade, coordenação motora, lateralidade e conscientização.
Após a Iniciação à Dança, a criança escolhe o estilo de dança que gostaria de seguir: Balé Clássico, Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança Livre, Jazz, Sapateado ou Danças Urbanas. No curso escolhido, o aprimoramento da técnica acompanha o exercício da criação e o desenvolvimento da harmonia do movimento.
Cursos Livres:
Para os alunos que querem dançar sem o compromisso da profissionalização e buscam a harmonia do seu movimento e a consciência corporal.
Balé Clássico – Ê a manifestação da técnica tradicional da dança, com um vocabulário próprio e movimentos específicos. O foco principal é a postura, o “en dehors” (rotação externa dos membros inferiores), os movimentos circulares dos membros superiores, musicalidade, simetria, entre outros.
Dança Contemporânea – Mais que uma técnica específica a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna. Na dança contemporânea o bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas psicossomáticas que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, através dos exercícios de entrar e sair do chão, com rolamentos, estudo dos apoios e maleabilidade das articulações.
Dança Livre – O curso é destinado a todas as pessoas que querem dançar sem o compromisso de cumprir etapas acadêmicas e se tornarem bailarinos. As aulas trabalham alongamento, postura exercícios aeróbicos, consciência corporal, variações em diferentes ritmos e, principalmente, o prazer de dançar.
Jazz – Considerada uma forma de expressão advinda da dança clássica, o jazz é uma importante técnica artística. Tem certas características marcantes, incluindo o isolamento das partes do corpo, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento.
Sapateado – O sapateado se originou da fusão cultural entre irlandeses e africanos. Este estilo de dança tem como principal característica os ruídos que os dançarinos produzem com os sapatos em contato com o chão. As batidas executam sons e melodias rítmicas bem variadas e ricas, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão. O sapateado é uma dança relaxante que não tem limite de idade, sexo e nem exige grande esforço para principiantes.
Danças Urbanas – O Street Dance ou danças urbanas é um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos e migraram para os centros de dança adquirindo consciência dos movimentos não só pela repetição, mas pela harmonia do corpo. Danças urbanas engloba vários estilos, como: Locking, Wacking/Punking, Up Rocking, Popping (Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Sacramento, etc.), Boogalooing, B.Boying, Hip Hop Dance e House Dance, Dancehall, Ragga Jam e Krump. Assim, oferece embasamento em todos os estilos desse universo e mesmo que o dançarino escolha uma técnica para se aperfeiçoar, é importante ele saber sobre os demais estilos para poder entender e se integrar a cultura.
(Por Paola Rettore | Pesquisa SPCD)