Dança em Rede
Cia. Corpos NÁ´mades
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: SP
- Cidade de origem: São Paulo
- Ano de criação: 1995
Histórico
Trabalhos
OOZE/EZOO (2000)
O texto “Pioravante Marche”, de Samuel Beckett, é uma das inspirações para a coreografia. Elementos da cultura Hip-Hop (dj, b.boy, rapper e o grafiteiro) são incorporados de forma a contextualizar as situações.
O espetáculo trabalha com a transição entre realidade e virtualidade, entre o estável e não estável. As mudanças que o corpo sofre e realiza, no meio que o envolve, um interferindo no outro.
Com o auxílio do vídeo, revela-se o corpo e amplia-se a noção espaço/tempo. A experiência corporal do espetáculo visa “retratar” a vivência atual do homem. Como esta experiência pode alimentar o olhar, a percepção, a reflexão e enriquecer o conhecimento e a própria dança.
A Fuga Fora do Tempo (2007)
Obra baseada nas ideias críticas de Marcel Duchamp, são utilizados Ready-Mades-Glaciais para abordar a questão de como a passagem do tempo interfere nas coisas e nas pessoas. A ideia de continuidade, de vão entre passado e futuro – que pode ser o presente, o instante, a mudança de estado do corpo e do objeto, gerando movimento.
Espectros de Sheakspeare – Do Outro Lado do Vento (2010)
“Ofélia”, “Macbeth”, “Lady Macbeth”, “As Três Bruxas”, “Hamlet”, o “Espectro de Hamlet” e muitos outros personagens são dissecados e fundidos à coreodramaturgrafia buscando, mais do que o sofrimento trágico apresentado em cada obra, uma substância trágica capaz de unir as cenas, transformando-as em referências da existência humana, assim como foi feito por outros artistas, cineastas, escritores e compositores sobre a obra de Shakespeare.
Uma Sinfonia entre a Medula Óssea e o Piscar dos Olhos (2012)
Um espetáculo que tem como ponto de partida inspirações nos textos de Heiner Müller e nas sinfonias de Gustav Mahler. Uma composição em 4 movimentos, utilizando a junção de imagens e sons para a criação de uma dramaturgia intimamente conectada com a coreografia.
“
Bibliografia
http://www.kmilleproducoes.com.br/catalogo/ciacorposnomades.html
Links
http://www.ciacorposnomades.art.br/wordpress/
(Deborah Rocha | Pesquisa SPCD)