Dança em Rede

Maria Thereza Canário

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Coreógrafa
  • Data de nascimento: 30/01/1962

Histórico

Maria Thereza Canário, também conhecida como Teresa Máximo, iniciou seus estudos na dança aos oito anos de idade com o ballet clássico e concluiu os cursos profissionalizantes do Ballet Shirley Lins e da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (antiga Escola do Teatro Municipal).

Além de Bacharel em Arquitetura na Universidade Santa Úrsula, completou Licenciatura Plena em Dança na Univercidade .

Trabalha como professora desde 14 anos em locais como: Ballet Shirley Lins, Ballet Dalal Achcar, Centro de Dança Rio , Escola Estadual de Danças Maria Olenewa , Escola de Dança Petite Danse e em junho de 2004 inaugurou sua escola, o Estúdio Bailado.

Fez parte de diversos grupos de flamenco: Hispano-Brasileiro, Paissión Flamenca, Alumbre, Las Gitanas e Arte Flamenco Rio

Fez aulas com professores que passaram pelo Rio de Janeiro como: Ciro, Antônio de Córdoba, Gustavo Cancela, La China, La Mora, Adrian Gália, Esther Ponces, Antônio Reyes.

Em 1997, viaja para Espanha e estudar com os bailarinos espanhóis El Güito, La Tati, El Manolete, Maria Madalena e novamente Ciro.

Também se aperfeiçoou com os profissionais internacioanais que vieram ao Brasil: Rafaela Carrasco, Domingo Ortega, Pol Vaquero, Natalia Meiriño, Alfonso Losa, Nino de los Reyes, Manuel Liñan.

Trabalhos

Em 1997, cria a Cia Teresa Máximo de Dança Flamenca, hoje, Grupo Flamenco Maria Thereza Canário que participou de festivais de dança e apresentações em eventos, tabernas e teatros.

Como coreógrafa foi homenageada com menção honrosa no Congresso de Dança de Cuba, Cuballet,em 1992, e sua coreografia foi incorporada como repertório deste evento.

Foi assistente de coreografia de Fábio de Mello no Musical Carmem", dirigido por Sérgio Brito, preparou e dublou atriz Karina Mello na Mini-Série da Globo "Chiquinha Gonzaga" onde tocava castanholas.

Em 2003, no Festival Arte de Dançar, recebeu prêmio especialmente criado para reconhecer o excelente trabalho da coreógrafa de Flamenco com resultados evolutivos e inovadores.

Com o objetivo de difundir e desenvolver o flamenco, produziu o Arte Espanha Rio, festival, que de 1995 a 1999, fortaleceu esta arte e reuniu seus apaixonados.

Desde 2009 atua como produtora de eventos como Conexão Espanha 2009 e 2010, Hembra 2008 e Hembra 2010. "

Videografia

http://youtu.be/kowhXT0yRsI

http://youtu.be/icvgTKzVF0o

http://youtu.be/ek3nb9H3sg4

http://youtu.be/qxBt5AbGNyE

Links

http://estudiobailado.blogspot.com


Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 227