Dança em Rede

Paula Maracajá

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarina
  • Atividade: Professora de Dança

Histórico

Paula Maracajá atua em processos colaborativos e montagens de dança e teatro. Participa de projetos independentes na pesquisa, na direção de movimento e na preparação corporal dos bailarinos.

Ê integrante da Staccato Companhia de Dança Contemporânea, dirigida por Paulo Caldas. Desenvolve no presídio feminino Talavera Bruce um processo de dança-teatro dentro do projeto Ponto de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Ê Pós-graduanda em arte e filosofia na PUC-Rio, licenciada em dança na UniverCidade e formada pela Êcole de Danse Classique Princese Grace em Monte Carlo, Mônaco.

Trabalhou com os coreógrafos William Forsythe, Tanja Lidtke, Vasco Wellemcamp, Roberto de Oliveira, Renato Vieira, Oscar Araiz, Luis Arrieta, entre outros.

Ê membro participante do ‘Reage Artista’, território livre para reflexão e diálogo sobre arte e Políticas Públicas de Cultura.

Trabalhos

Tudo que não invento é falso"

O espetáculo de dança inspirado no livro “Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros” parte de um mergulho na poética que reverbera na dança contemporânea, literatura, artes plásticas e música.

Nele, investiga-se o gesto livre e infantil a traduzir o mundo das plantas, animais, e coisas inomináveis do menino-poeta. Os intérpretes, que também assinam a pesquisa de movimento, comprovam que delicadeza pode ser superior ao virtuosismo. A emoção de cada variação proposta captura não só as crianças, mas os adultos que, silenciosamente, se permitem ser infantis.

O espetáculo foge dos clichês para dialogar com o espectador. Não há uma linearidade narrativa, no entanto a história é compreendida através de uma linguagem poética construída com o movimento do corpo dos bailarinos e da música. Ouvem-se comentários dos pais e das crianças que se misturam a sonoridade do espetáculo, selando a proposta entre os criadores e o público: exercitar a tarefa de ser criança.

Elenco: Paula Maracajá, Nina Botkay, Patricia Riess, Renata Versiani, Danilo D’Alma

Direção: Paula Maracajá"

Videografia

Tudo que não invento é falso, direção de Paula Maracajá:
http://www.youtube.com/watch?v=HwsBqXcw0Iw


Coreografia: William Forsythe
Intérpretes: Paula Maracajá e Roberto de Oliveira:
http://www.youtube.com/watch?v=OMuY0mEnk2E


18º Rio International Cello Encouter
Bailarinos: Paula Maracajá | Danilo D'Alma -- Músico: Dave Haughey (cello)
PROGRAMA: Improviso
http://www.youtube.com/watch?v=OY-HawD0Kzg
"""

Links









(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa)
286