Dança em Rede
Ballet Russes
- Categoria: Companhias Profissionais
Histórico
O Ballets Russes foi uma companhia de dança independente, criada pelo empresário russo, Sergei Diaghilev, que revolucionou a face da dança.
Diaghilev era um produtor visionário, inteligente, com talento infalível e extremo bom gosto. Após a Revolução Russa de 1905, o empresário não via esperança para as artes em seu país, por essa razão decidiu estabelecer sua pequena companhia de dança em Paris – França, em 1909.
Após a primeira aparição dos Ballets Russes nos palcos europeus o público já estava deslumbrado com a força dos elementos russos que dominavam as produções, os designs marcantes, a música inovadora, e claro, a movimentação de Michael Fokine, principal coreógrafo da companhia.
Entre os bailarinos mobilizados por Diaghilev estavam Anna Pavlova, Tamara Karsavina e Vaslav Nijinsky, que contribuíram profundamente para as reestruturações que ocorreram na dança nesse período.
Diaghilev era ambicioso e não queria repetir o sucesso de outros balés que já haviam sido encenados, portanto, além dos excelentes bailarinos que compunham sua companhia, ele ainda agregou à sua trupe figuras exponenciais como Igor Stravinsky, Pablo Picasso, Henri Matisse, George Balanchine, entre outros.
Entre as produções do Ballets Russes estão os grandes primeiros clássicos do século XX, com suas novas idéias de temática, cenografia, música, movimentação e figurino, numa performance à frente de seu tempo.
Um dos maiores legados deixados pela temporada de 20 anos de existência do Ballets Russes foram as partituras encomendadas a Stravinsky, que continuam sendo apresentadas em muitas salas de concerto ao redor do mundo.Links
Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp