Dança em Rede

Dança Contemporânea

  • Categoria: Estilos de danças

Histórico

A dança contemporânea surgiu a partir de 1950, como uma forma de protesto e busca de novos caminhos de expressão.

A dança moderna já tinha rompido com a tradicionalidade do balé e se utilizava de técnicas ligadas aos seus coreógrafos, como Martha Graham, Doris Humprey ou Jose Limon. A dança contemporânea se desenvolveu a partir de seus métodos e sistemas, mas diferenciando-se por não obedecer a suas técnicas.

Trata-se de uma dança que dialoga com o contexto atual, engloba outras referências e elementos artísticos como vídeo, fotografia, artes visuais, plásticas e novidades sonoras. Além disso, utiliza o espaço e o tempo com diferentes possibilidades e repensa o uso da gravidade, favorecendo a o reconhecimento e utilização do peso corporal pelo bailarino ou mesmo o não controle.

A dança contemporânea busca comunicar-se por um corpo multicultural, expressivo e liberto. Para isso, nega as sistematizações, mas se utiliza de técnicas para desenvolver um corpo que melhor possa executar e criar sob o olhar contemporâneo.

São exemplos de técnicas os trabalhos de chão, de improvisação e criação, de construção de corpo tridimensional, de utilização da pelve baixa, bases largas e formas de deixar o corpo em prontidão para as situações que possam surgir em dança.

Os profissionais de dança contemporânea (bailarino, coreógrafo e professor) acabam desenvolvendo linguagens específicas, pois cada um constrói o seu trabalho a partir das vivências que teve em sua carreira. Cada técnica desenvolvida está ligada aos contatos e as informações que cada um recebeu e experimentou em seu corpo. A relação com diversas linguagens e professores, contribuem como fonte de saber para criar um corpo plural, preenchido de sentidos e carregado de bagagens, capacitando expressar aquilo que a dança contemporânea vem dizer.

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Prof Flora Gomes- Equipe EDASP - Atualizado (JUNHO 2022)