Histórico
A sistematização histórica de estilos de dança depende de uma análise temporal que leve em consideração a progressão e a passagem de um estilo ao seguinte.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neo-Clássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.
Michel Fokine se formou no teatro Maryinsky em 1898, em 1902 torna-se primeiro solista e professor, assumindo em 1904 o cargo que fora de Petipa, de Diretor do Ballet do Teatro Maryinsky. Ele é um expoente de uma nova geração de bailarinos russos, que preferia esculpir os corpos e trabalhar novas qualidades de movimento, flexibilidade e plasticidade, ao invés de se prender a repetição de passos e truques de bravura que caracterizaram a Escola Acadêmica.
A coreografia que marca o início da Escola Neoclássica é A Morte do Cisne, que Fokine coreografa em 1907 para Ana Pavlova. A proposta desse balé, de acordo com as propostas dessa nova geração, era construir uma coreografia expressiva, que demonstrasse que era possível produzir um grande efeito sentimental sem o uso de truques, de passos complicados e de grandes virtuoses. Essa busca por uma arte mais limpa, menos exagerada e afetada foi o que marcou a Escola Neoclássica Russa.
A característica dessa Escola, o que Fokine chamava de O Novo Ballet, era a tentativa de recuperar a expressividade, que ele acreditava a dança ter renunciado, tornando-se acrobática, mecânica e vazia.
Serge Diaghilev foi um empresário das artes que organizou diversos trabalhos de divulgação da memória russa, em exposições, turnês de música e, finalmente, ballet. Em 1909 ele convida Fokine para coreografar para sua companhia, os Ballets Russes, encomendando o que seria o primeiro balé russo, O Pássaro de Fogo, composto por Stravinsky a partir de estudos etnográficos de canções nativas russas.
Em 1911, Fokine coreografa O Espectro da Rosa e Petruchka, e no ano seguinte, já era considerado clássico e conservador demais por seus pares, sendo substituído como coreógrafo pelo jovem Nijinsky, bailarino que fora revelado, sobretudo, dançando Fokine.
Nijinsky dará continuidade ao trabalho dos Ballets Russes, mas não ao Neoclassicismo, iniciando uma onde russa de dança moderna. Enquanto isso, Fokine volta ao Teatro Imperial, e, em 1920, vai para os EUA, abrindo uma escola sua.
O termo Neoclássico volta a ser usado historicamente para o trabalho de diversas companhias que surgiram posteriormente, como o Royal Ballet, e de criadores como Balanchine, que trabalhavam numa mescla de clássico e moderno.
Atualmente, a ideia do Neoclássico é estendida aos tipos de dança que se ligam à ideia do balé como forma de realização e expressão, representando, mais do que uma progressão cronológica, uma ideia de ligação e conexão com essa proposta de uma estética atemporal, e da revelação do belo, que se organiza de forma mista, principalmente entre as Escolas Acadêmica e Neoclássica.
Referências
Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança e dos Estilos de Dança:
ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time
Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
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