Histórico
Objetivo
O projeto Festival Internacional e Encontro de Danças Urbanas - Hip Hop visa trazer ao público a arte do Hip Hop e comemorar 25 anos desta cultura em Ribeirão Preto e região, através da realização de eventos simultâneos que acontecerão em pontos distintos da cidade estimulando novos adeptos, mostrando o Hip Hop sob um aspecto moderno. Além de proporcionar aulas e workshops com professores nacionais e internacionais e fomentar a cultura na cidade e região trazendo as crianças, jovens e adultos ao encontro desta arte, este festival possibilita também o encontro de países da América Latina.
Histórico no Brasil
Em 2004, Rodrigo Araújo participou do World Hip Hop Championship na época na cidade de Los Angeles, a trajetória para chegar aos Estados Unidos no campeonato Mundial de Hip Hop.
Nesta época o grupo Artes das ruas de Ribeirão Preto coordenado por Rodrigo foi indicado através de Regina Cavalcante -- técnica de ginástica aeróbica da Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto --, a participar do campeonato e recebeu a autorização do Professor Claudio Franzen representante do HHI no Brasil. A equipe participou do campeonato e ficou em 13º de 20 países que participavam.
Depois de cinco anos de trabalho e conversas em parceria entre Rodrigo Araújo e Claudio Franzem aconteceu o primeiro Street Culture Hip Hop Internacional Brasil no ano de 2009.
O Brasil foi representado no primeiro Street Culture em Las Vegas, em 2009 pelo grupo Impacto Urbano do Rio de Janeiro e pelo o grupo Action Dance de Itanhaém. Em 2010, pelo grupo Impacto Urbano,pela Cia Eclipse de Campinas e pelo Cybernéticos de São Paulo. Já em 201, pelo Street Company de Maringá PR, pela Batida de Rua de Porto Alegre e pelo Cybernéticos de São Paulo.
Já em 2012, o Mundial de Las Vegas teve a maior delegação brasileira de Hip Hop. Foram para lá: Street Company de Maringá, com grupos adulto, juvenil e júnior, Cybernéticos de São Paulo, Grupo Step Company de Vinhedo, Grupo Chimical Funk de São Paulo (foi conhecer o evento) e O looker Black A de Belo Horizonte campeão das batalhas de looking no Brasil, chegando ao número de aproximadamente 90 pessoas representando nosso país em Las Vegas.
Processo seletivo
Envio de vídeos em janeiro nas categorias abaixo:
*Hip Hop Internacional Rumo a Las Vegas- Minimo 5 e maxímo 08 integrantes com tempo de 2 minutos de coreografia. (Júnior de 07 a 12 anos, Varsity de 13 a 17 anos e Adulto de 18 anos em diante)
*Mega Crew Rumo a Las Vegas – Mínimo 15 integrantes , com tempo de 4 minutos de coreografia (idade de 16 anos em Diante)
*Street Culture Sulamericano – Solo, duo, Trio e Conjunto mínimo 5 maximo 40 integrantes
(Junior de 07 a 12 anos, Varsity de 13 a 17 anos e Adulto de 18 anos em diante)
*Batalhas
Looking 1vs1, Popping1vs1, B.boys 3vs3 e All Styles 1vs1