Dança em Rede

Toca Madera

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Ano de criação: 2002

Histórico

O grupo começou a desenvolver seu trabalho em diversos espaços alternativos no Rio de Janeiro, apresentando shows inspirados nos tablados espanhóis com uma formação tradicional de guitarra, cante, percussão e baile. No segundo semestre de 2002, começou a elaboração de um novo espetáculo, desta vez uma montagem para teatro com novos elementos cênicos e instrumentos como flauta e contra-baixo. A nova proposta ficou a cargo da bailarina flamenca e diretora teatral Clara Kutner, convidada para realizar a montagem e assumir a direção geral do espetáculo Soleá, realizado no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro em 2003 e 2004, passando pelo circuito SESC de Dança do Rio de Janeiro e pelo Teatro da UFF-Niterói. Em 2004, o grupo estreou também no Teatro Cacilda Becker o espetáculo "2/Duos", que participou em 2005 do Festival de Teatro de Curitiba e fez nova temporada em outubro de 2005 no mesmo teatro carioca. Em novembro, "2/Duos" participou do circuito SESC de Dança do Rio de Janeiro. O objetivo do Grupo Toca Madera é trabalhar o flamenco em sua forma e essência tradicionais, porém com a preocupação de integrá-lo às nossas raízes, possibilitando a fusão entre diferentes estilos e linguagens artísticas. "

Trabalhos

Soleá Espetáculo Flamenco
O espetáculo tem por finalidade mostrar ao público os ritmos primitivos e originais do flamenco, que guardam suas raízes tanto rítmicas quanto culturais.
Composto de números instrumentais, solos de baile e bailes em grupo, partindo do primitivo e profundo e chegando ao flamenco de festa, o espetáculo Soleá mostra, através da música e da dança, as emoções que cada ritmo pode despertar.

2/Duos
Criado com a intenção de evidenciar os elementos que compõem o flamenco e é assim que se inicia o espetáculo: duos entre músicos e bailarinas que vão ocorrendo sucessivamente como um jogo onde se cria um diálogo entre os participantes. Tudo dentro da estética flamenca e inspirado pelo poema Traduzir-se de Ferreira Gullar.

Transitório
Estreou no teatro da Caixa Cultural em Salvador em março de 2011 foi selecionado pelo edital FADA para estrear na cidade do Rio de Janeiro entre os meses de Fevereiro e Março de 2012. O projeto teve como ponto de partida o desejo de dar prosseguimento à pesquisa corporal e musical do grupo Toca Madera, trazendo o flamenco para um campo de música e dança no Brasil. A proposta desse espetáculo é manter os intérpretes em um fluxo ininterrupto de movimento, criando um jogo que embaralhe as noções de espaço-tempo no qual tanto os limites tradicionais da cena quanto a linearidade narrativa se estilhacem compondo mosaicos de sensações impulsionados pela dança e pela música.”

Videografia

http://youtu.be/D_DVGHvjcm8

http://youtu.be/6a1A-XYcoTE

https://vimeo.com/user8805522

Links

http://www.studiogesto.com.br/toca_madera/

Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)