Dança em Rede

Terra Companhia de Dança do Rio Grande do Sul

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Ano de criação: 1981

Histórico

Fundada em 1981 por um grupo de bailarinos gaúchos: Eneida Dreheir, Carlos L. Rosito, Simonne Roratto, Sayonara Perreira, Heoiza Paz, Eliana Dupuy, Luciana Burgos, Maria José Mesquita, Carlota Albuguergue e Andréa Druck. A companhia marcou sua presença no cenário da dança do Rio Grande do Sul pelo curto período de três anos, pois encerou suas atividades artísticas no dia 28 de junho 1984. Terra teve como filosofia de trabalho a promoção da dança no estado. Lutou pela profissionalização do bailarino e procurou mostrar, através da popularização, que a dança é uma linguagem sempre presente e atual, comprometida com seu tempo e meio. Em função disso, visou sempre buscar um maior aprimoramento técnico, cênico e profissional para elevar o nível do trabalho artístico, dentro do panorama cultural do estado. A linguagem escolhida pelo grupo foi a dança contemporânea, por ser a mais adequada aos propósitos do grupo. Foi contratado o coreógrafo argentino Valério Césio que exerceu sua função até fevereiro de 1984. A companhia trabalhou um certo tempo com o coreógrafo Antônio Carlos Cardoso, mas não chegou a estrear suas coreografias. Ficha Técnica: Coreógrafo e Diretor Artístico: Valério Cesio Departamento Legal: Arlindo Dreher e Paulo Weinberg Departamento Contábil: Bel. Cilo Hummes Fotógrafo: Cláudio Etges Massagistas: Antônio e Dario Muto Relações Públicas: Maria Tereza Brunelli Produção Executiva: Carlos L. Rosito Bailarinos: Eneida Dreher, Rosito Di Carmine, Simone Rorato, Margareth Markus, Andrea Druck, Sayô Perreira, Ana Holderbaun, Lúcia Brunelli, Fabiana Bulgarini, Jane Brunh, Paulo Ruschel, Angela Spiazzi, Suzana Shoellkopf. Bailarinos Reemplassantes: Helioza Paz, Eliane Dupuy e Zezé Mesquita

Trabalhos

A companhia elaborou um plano de trabalho abrangendo duas formas para cumprir suas finalidades. A primeira constava de apresentações em instituições carentes como hospitais, creches, presídios, orfanatos, etc. Inserido na campanha dança para todos, cultura para a comunidade; em clubes, sociedades, nas ruas no projeto Primavera nas Esquinas; em parques: Para os olhos nas tardes de domingos e o projeto dança nos museus. A segunda ação diz respeito ao processo de trabalho para alcançar uma qualidade gradativamente superior.

Coreografia Vozes – 1982
Espetáculo Expedientes Extraviados 1981-1982.

Bibliografia

CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. Dança: nossos artífices. Porto Alegre: Movimento, 2004.

Links

Um agradecimento ao Centro de Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialmente para Luciane Soares, por disponibilizarem os programas da Cia.

(Por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD)

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)