Dança em Rede

Marcelo Misailidis

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Uruguai
  • Atividade: Coreógrafo
  • Data de nascimento: 31/01/1968

Histórico

Marcelo Misailidis é uruguaio, mas se mudou para o Rio de Janeiro e iniciou seus estudos de dança em 1986, com o professor Aldo Lotufo e a grande mestra Eugênia Feudorova.

No ano seguinte despertou o interesse da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, companhia dirigida pela coreógrafa Dalal Achcar. Prontamente contratado por esta, passou a trabalhar com Sr. Desmond Doyle, artista de histórica importância no Royal Ballet de Londres.

Nesse período, adquiriu grande conhecimento nos principais papéis do repertório clássico, destacando-se não somente pela técnica, como também pela qualidade artística em suas interpretações.

Entre outros trabalhos deste período, vale citar sua participação como solista:

-em Bolero de Ravel de Maurice Bejárt em 1998
-nas criações do coreógrafo Henrique Martins
-nos pas de deuxs de repertório clássico
-em obras criadas por Dalal Achcar, como Noites cariocas e Floresta Amazônica.

No início da década de 90, estagiou em Cuba, e ganhou notoriedade nacional no concurso de Joinville, ao se apresentar junto das principais bailarinas brasileiras.
Tornou-se rapidamente um dos bailarinos de maior evidência no cenário da dança brasileira, o que lhe valeu o convite para integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro(TMRJ), como primeiro bailarino. Foi, na época, o mais jovem bailarino da história do TMRJ a ocupar este cargo.

Trabalhou com grandes personalidades da dança como o coreógrafo Peter Wright, Fabio de Mello, Renato Magalhães, Êrick Valdo, Sílvio Dufrayer, Rosália Verlangieri, Jorge Siqueira, entre outros.

Trabalhos

Dos balés que fazem parte do seu repertório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, destacam-se:

Giselle
Don Quixote
Lago dos Cisnes
La Fille Mal Gardè e
O Quebra Nozes
Coppélia
Floresta Amazônica
A Megera Domada
Onegin
entre outros de estilo contemporâneo.

Em 1997, decidiu iniciar sua carreira solo e também potencializar o seu trabalho de versatilidade artística em espetáculos como: Homenagem a Maíza, Ópera Orfeu e Eurídice e Nijinsky, este último foi seu maior desafio.

Trabalhou em especiais para televisão e protagonizou como ator o curta metragem dirigido pelo cineasta Alberto Salvá.

Em Julho de 2000, foi homenageado e premiado em reconhecimento ao seu trabalho com a Medalha de Mérito Artístico pelo Conselho Brasileiro da Dança, representante do Conseil International de La Danse (UNESCO).

Foi diretor do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No carnaval carioca ingressou a partir de 1998, como coreógrafo de Comissão de Frente na Escola de Samba Unidos da Tijuca, onde ficou até 2002. Defendendo esta Escola, recebeu em 1999 o prêmio Samba Net, em 2001 o Prêmio de Melhor Comissão de Frente pela Rádio Mania e em 2002 o Prêmio de Melhor Comissão de Frente do ano – Estandarte de Ouro, dado pelo jornal O Globo.

No ano de 2003, foi convidado para estar à frente da comissão de frente do Salgueiro, e novamente foi premiado com o Estandarte de Ouro, permanecendo nesta Escola ate 2007.

Em 2008, passou a representar a Escola Unidos de Vila Isabel. Atualmente é coreógrafo da Comissão de Frente da Beija-Flor de Nilópolis.


Videografia

Com Ana Botafogo, no VXIII Festival Internacional de Dança da Amazônia, em Belém:
http://www.youtube.com/watch?v=ilTDSCQu9-M

Festival de Dança de Joinville 2008- Coletiva de Imprensa- Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro:

http://www.youtube.com/watch?v=5kDcgsP0m4w

Comercial sobre a Reforma do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com Marcelo Misailidis e Ana Botafogo:

http://www.youtube.com/watch?v=SqEwXTdQW1o"""