Dança em Rede

Karla Ferreira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: ES
  • Atividade: diretora do Balé da Ilha-Cia de Dança

Histórico

Iniciou seus estudos da dança em 1969, no Studio Lenira Borges permanecendo por um período de 12 anos. Na própria escola fez diversos cursos, tais como:

-Dança Clássica com Helena Lobato, Renato Magalhães, Maria Luiza Noronha, Consuelo Rios e Mírian Guimarães;
-Dança Moderna com Lurdes Bastos;
-Expressão Clássica com Angel Vianna;

Em 1973, tornou-se integrante de um Grupo Experimental de Dança do Espírito Santo, como solista, onde ficou por oito anos, dançando em Vitória e pelo interior.

Começou a lecionar no Studio Internacional de Ballet, onde ficou por três anos. Em 1976, fez um curso no Joffrey Ballet em Nova York – Técnica de Clássico, aulas de ponta: 60 horas – ministrado pelo prof. Dorothy.

Em 1977, fez em Buenos Ayres, quinze dias de aulas com Vacily Tupin e outros professores do Teatro Colón.
Em 1978, fez um curso no Dance Center – Londres – por sessenta dias com Ruth Silk.
Em 1979, fez um curso na Escola Pineapple – Londres – por trinta dias, ministrado por Ruth Silk e Jonhn O’Brian.
No ano de 1980, participou de curso de extensão cultural, na Fundação Cultural do Espírito Santo, com Consuelo Rios e, do período de 14 a 26 de janeiro, no Ballet Dalal Achar, sendo o curso composto por aulas de Balé Clássico, Alongamento, Pontas, Coreografia, Pas de Deux e Técnica de Pirueta.
De 1981 a 1982, fez cursos no Studio Internacional de Ballet, por dois anos com a professora Noema. Ainda fez aulas com professores como: Ernesto Ulacia, Amilkar Moret, Vicente Henandez, Ana Julia Bermudes, Izabel Agüero, Tindaro silvano, Esperanza Torrez, aulas de Balé Clássico, Repertório, Pas de Deux.

No mesmo ano, se desligou dos demais grupos e iniciou seu trabalho independente abrindo a ACADEMIA DE BALLET KARLA FERREIRA, especializando-se no método da ROYAL ACADEMY OF DANCING – LONDRES.

Realizou diversos cursos para professores com Beatriz Molinari, Florie Saint’Clair Holly Price. Apresentou neste mesmo ano (1982) seu I Espetáculo de Dança, tendo como enredo “CLARISSE DA TERRA”. As coreografias foram de Déborah Bastos e teve como Partner Jorge Texeira, integrante do Grupo de Dança Rio.
Em 1983, fez curso no American Ballet Center, por dez dias. Em 1984, fez curso com Nora Steves e Heloísa Menezes no Studio 3. Neste ano, também ocorre seu II Espetáculo de Dança, com “PRINCESA VAIDOSA” – Aeroporto.

Traz, em 1985, Consuelo Rios para ministrar um curso em sua academia por quinze dias; participa de uma Oficina de Dança, no Studio Lenira Borges, por cinco dias, com a professora Betina Bellomo e, faz um curso com Holly Price (RAD) por oito dias (Aprendizagem para aplicação do método Royal Academy of Dancing), obtendo 97% de aprovação.
Em 1986, realiza seu III Espetáculo de Dança, denominado “NUM PAÍS TROPICAL – VARIAÇÃO CLÁSSICA DE GRANDES BALLETS”. A academia teve como Cia. convidada nestes três anos o “Grupo de Dança Rio”, tendo como primeiros bailarinos Othon Neto (in memorian) e Eliana Caminada.

Em 1988, realiza seu IV Espetáculo, “NA TERRA DO FAZ DE CONTA” e “SRAS. E SRTAS”, coreografado por Déborah Bastos, com cenário de Osmar Pereira (RJ). Neste ano, o GRUPO DE BALLET KARLA FERREIRA é criado, participando deste festival com o III ato do Ballet Raymonda, coreografado por Déborah Bastos e Vânia Coelho, com a participação de dez alunas.
Em 1990, realiza o V Espetáculo de Ballet, em três partes, sendo a primeira “A FÁBRICA DE DOCES”, a Segunda “COPÊLIA” e a terceira, apresentada pelo grupo, “MASCARADE”. Este espetáculo contou com a coreografia de Déborah Bastos e adaptação de Mariza Estrella (Rede Globo – RJ).
Em 1991, reconhece o método cubano como eficaz, introduzindo-o em sua Escola com grande sucesso. Ê também inédito no estado a preparação física do ballet, tornando seus alunos e alunas livres de lesões e fraturas. Possui hoje em seu corpo docente o preparador físico Vicente Hernandez, as professoras clássicas Samantha Dusnter e Patrícia Miranda.

Em 1994, desiste da direção da academia e cria o Balé da Ilha, companhia profissional composta por bailarinos capixabas e cubanos, previamente selecionados através de audição, com a intenção de desenvolver o profissionalismo da dança
Em 1998, fez pela primeira vez no estado, a montagem completa do balé “DOM QUIXOTE”, apresentando-se no Teatro Carlos Gomes, Arena de Camburí, MC Dia Feliz e muitos outros lugares como praças e palcos diversos montados pela cidade.

Em 1999, continuou seu trabalho com o maitre cubano Reynaldo Muñiz, realizando a montagem do Balé “O CORSÁRIO” mostrando uma técnica limpa e apurada, proporcionando ao público, um espetáculo de altíssima qualidade. Ainda neste ano, duas componentes do Balé da Ilha receberam bolsa para estudarem na Alemanha após uma criteriosa seleção no Seminário Internacional de Brasília.
Em novembro de 1999, foi convidada pela Secretária de Cultura Municipal para a sub-coordenação da escola de Dança e Teatro FaFi (área de dança), quando pode coordenar a formatura da 1a turma de qualificação em dança.

Em 2000, continuou como coordenadora desta escola e coordenou a montagem do balé “O QUEBRA-NOZES” apresentado pelas 250 alunas da escola e a montagem do espetáculo de formatura do II ano de qualificação profissional com Gisele (Contemporânea) e a Suite de Coppélia. Ainda neste ano, como diretora do Balé da Ilha – Cia. de Dança, dirigiu a montagem do famoso Balé “CARMEM” que apresentou-se no Teatro Carlos Gomes, proporcionando ao público, um espetáculo de alto nível.(apoio Lei Rubem Braga).
Em 2001, a Cia se dedicou ao repertório clássico,apresentado-se em teatros e festivais.
Em 2002,dirigiu a montagem do balé neoclássico ,”PENSANDO EM VOZ ALTA” com coreografia de Reynado Muniz.

Em 2003, dirigiu a montagem do espetáculo” TAMBOR”,com coreografia de Matias Santiago.
Em 2004 ,produziu a montagem do Espetáculo “DESAFINADO” ,coreografado pela cubana, professora e coreógrafa ,Mercedes Beltran
Em 2005 continuou as apresentações do espetáculo DESAFINADO" e "TAMBOR" em diversos lugares como: Enesdança, Festival Vitória Brasil, Projeto FDV “o Espírito Santo tem muito o que se orgulhar” dentre outros.
Em 2006, a companhia apresentou "NATIVAMÊRICA", coreografia de Matias Santiago por meio da Lei Rubem Braga. Já em 2007, apresentou uma obra em homenagem à Maurício de Oliveira. "

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Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)" 604