Dança em Rede
João Luiz Rolla
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Porto Alegre
- Data de nascimento: 16/05/2024
- Data de falecimento: 05/04/1999
Histórico
João Luiz Rolla iniciou os primeiros estudos em dança aos 27 anos na Escola de Bailados Tony Seitz Petzhold, em Porto Alegre. O ano era 1939, e, até então, ele mantinha uma carreira como atleta da modalidade de 110 m com barreiras no Sport Clube Internacional.
Com poucos homens à disposição para papéis masculinos, João logo se destacou e, em menos de um ano, já interpretava o príncipe em uma montagem de A Bela Adormecida". Sua dedicação às aulas o transformou no primeiro rapaz a estudar balé de forma continuada em Porto Alegre e o levou a também buscar formação complementar em outros centros, como Rio de Janeiro, Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).
Após 12 anos dançando com várias alunas de Tony, como Taís Virmond e Beatriz Consuelo (1931-2003), e já atuando como assistente da escola, ele decidiu abrir seu próprio espaço. Até então, João se dividia entre os ensaios e o trabalho fixo no comércio. A criação da Escola de Dança João Luiz Rolla, em 1951, seria o salto definitivo para a profissionalização no setor.
Logo de início, o professor foi surpreendido com a alta procura por suas aulas, ministradas em um espaço pequeno e ainda com pouca estrutura. Essas deficiências não o impediram de ousar e, já no ano da abertura da escola, ele levou os alunos para o palco do Theatro São Pedro, onde apresentaram um espetáculo com trechos de balés de repertório e coreografias próprias de João.
Desde que montara o próprio negócio, parou de dançar para outros grupos, restringindo-se a se apresentar apenas ao lado dos alunos. A última vez em que subiu ao palco definitivamente foi em 1957, com a coreografia “Burlesco”. Tinha então 45 anos.
Em 1958, João inovou ao deixar o balé de lado e montar um espetáculo de dança moderna chamado "Grand Canyon Suite", com cenário de madeira em vez de papel. Era o prenúncio de uma novidade: sua escola seria uma das primeiras de Porto Alegre a incorporar também o jazz dance.
Em 1964, a escola foi transferida para o Auditório Araújo Vianna. Nesse meio tempo, João organizava apresentações para abastecer de dança as temporadas líricas do Theatro São Pedro.
Desalojado do Auditório a partir de 1986, passou a ensinar e coreografar em outras escolas e grupos da cidade, ajudando a formar o Ballet de Câmara de Porto Alegre e o Grupo Regina Guimarães, atuantes na época em que ele decidiu se aposentar, em 1989, devido a problemas de saúde.
Tido como rígido pelos pupilos, sempre com uma vareta em mãos – com as quais fazia as correções –, ele foi mestre de nomes como Sayonara Pereira, Rubens Barbot, Lenita Ruschel Pereira e Vera Bublitz, entre outros. Em 1988, recebeu o título de cidadão emérito de Porto Alegre
Morreu aos 86 anos em maio de 1999.
"
Trabalhos
– Verde que te Quero Ver» (1984)
– «Funeral de um Lavrador» (1980)
– «Dança das Horas» (1978)
– «O Brasil Dança (1972)
– «Crime em um Night Club» (1970)
– «2011: Uma Experiência pelas Fronteiras sem Fim da Dança» (1969)
– «Assassinato na 10ª Aventida» (1960)
– «Grand Canyon Suite» (1958)
– «Burlesco» (1956)
«
Bibliografia
DIOGO, Carolina Duarte. 2o Ato: Os Homens Entram na Dança de Porto Alegre. Porto Alegre, UFRGS: 2010.
MEIRELLES, Rudy & MANTELLI, Gladis (Orgs.). Trajetória de uma sapatilha: 50 anos de Dança de João Luiz Rolla. Porto Alegre: Nova Prova Gráfica e Ed.,1989.
Links
(por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD) 661
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)