Dança em Rede

Gisèle Santoro Filha

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: DF
  • Cidade de origem: Brasília
  • Atividade: Bailarina

Histórico

Filha do compositor e maestro Claudio Santoro e da coreógrafa Gisèle Santoro, iniciou seus estudos de dança aos sete anos, com sua mãe, na Alemanha. Ingressou aos 16 anos, por concurso, no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento no país e exterior (EUA, França, Alemanha, Itália). Obteve, em 1982, uma Bolsa de Estudos de dois anos do Governo Soviético, para a Escola Coreográfica Estatal de Ballet de Kiev, onde trabalhou sob a orientação pessoal de Galina Kirilova (primeira bailarina do Kirov e aluna de Vaganova). Recebeu uma Bolsa de Aperfeiçoamento do CNPq para pesquisar repertório, como intérprete e ensaiadora, em importantes centros mundiais, como a Staatliche Ballettschule Berlin (sob a orientação do professor Martin Puttke), o Centro di Studi della Danza em Torino (com Susanna Egri) e na Akademie des Tanzes da Staatliche Hochschule für Musik Heidelberg-Mannheim, da qual foi, posteriormente, professora contratada por três anos, sendo responsável pela classe de Repertório. Foi Solista do Nationaltheater Mannheim (Alemanha), até 1991, e de 1992 a 2005, foi primeira bailarina, maître de balé assistente do Theater Magdeburg e professora da Escola de Ballet do Theater Magdeburg. Foi contemplada com o Prêmio de Estímulo a Jovens Artistas, criado para homenagear a mais destacada personalidade em cada área (Dança, Música, Teatro) do Theater Magdeburg. Tem participado como professora, solista e assistente de direção do Seminário Internacional de Dança de Brasília (de 1991 a 2014).

Trabalhos

Entre seu repertório, destacam-se: Giselle (Giselle e Mirtha), D.Quixote (Kitri e Mercedes), O Quebra-Nozes (Marie), A Bela Adormecida (Fada Lilás), Paquita; os grandes Pas de Deux do repertório internacional, assim como Pas de Deux de criadores de nossa época, como Uwe Scholz e MacMillan; e as obras contemporâneas (criações) com coreografias de Irene Schneider, Joachim Gerster e Carlos Vilán.

Obteve, em 1998, excepcional sucesso interpretando Alma, na estreia mundial da ópera Alma de Claudio Santoro, no II Festival de Manaus.

Foi indicada Cidadã do Ano 2002 de Magdeburg, pelo trabalho realizado na área da dança.

Foi fundadora, diretora e organizadora do Festival Internacional de Escolas de Dança, realizado de 2000 a 2004, na cidade de Magdeburg (Alemanha).

Coreografou em 2006 Cartas de Mozart”, produção com Lilian Barreto, para a primeira bailarina do Kirov, Maya Dumchenko – CCBB Brasília e Sala Cecília Meireles Rio de Janeiro.

Em 2008, fez a direção cênica da Ópera “A Flauta Mágica”, a convite do Maestro Silvio Barbato, realizado pelo projeto SESC Sinfonia Brasília.

Em 2012, foi assistente de montagem da versão de Yelena Pankova, da “Bela Adormecida”, para o Teatro Nacional da Croácia Split.

Foi responsável pela coreografia da Ópera “Carmen”, pelo II e III Festival de Ópera de Brasília (2012 e 2013).

Coreografou o balé “O Quebra-Nozes”, a convite da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS), em 2012.

Coreografou o balé “O Lago dos Cisnes”, com a OSTNCS, para o encerramento do XXIII Seminário Internacional de Dança de Brasília 2013.

Ê maître de balé convidada no Brasil das companhias Cisne Negro Companhia de Dança, Companhia de Dança Deborah Colker, Ballet da Cidade de Niterói e do Ballet do Theatro Municipal Rio de Janeiro, onde foi, em 2007, 2008 e 2013, responsável pela remontagem de “O Lago dos Cisnes”, na versão de Yelena Pankova.

No exterior, já foi maître de balé convidada do English National Ballet School, Oper Leipzig, Oper Hannover, Badisches Staatstheater Karlsruhe, Hessisches Staatstheater Wiesbaden, Mainfranken Theater Würzburg, Theater Nordhausen, Balletschule der Wiener Staatsoper e Teatro Nacional da Croácia Split.

Videografia

Gisele Santoro e Marcelo Misailidis em Giselle”:

https://www.youtube.com/watch?v=6jN4QLdpHV0

Gisele Santoro em “Amor Feiticeiro”, coreografia de Carlos Vilán:

https://www.youtube.com/watch?v=gsTdXutwth4

Links

Seminário Internacional de Dança de Brasília:

 

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)