Dança em Rede
Lúcia Ferreira
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: BA
- Cidade de origem: Santo Amaro
- Atividade: extensão da Fundação Clóvis Salgado/Palácio da Artes em Belo Horizonte
- Atividade: gerente de pesquisa
- Atividade: Professora de expressão corporal no curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística
- Data de nascimento: 08/09/1960
Histórico
Biografia: Atuou nos Grupos Transforma e Baleteatro Minas e desenvolveu trabalhos independentes como bailarina. Professora de dança: Transforma – Centro de Dança Contemporânea, 1º Ato, Corpo, Centro de Formação Artística e em Festivais e mostras no interior de Minas. Professora de expressão corporal na Oficina de Teatro, Teatro Universitário e Centro de Formação Artística. Na década de 90, fiz produção artística e executiva em BH de mostras locais e nacionais de dança.
Atualmente: ministra aulas e faz preparação corporal em montagens de alunos do curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística e coordeno atividades do programa educativo desenvolvido pela Gerência de Pesquisa e Extensão da Fundação Clóvis Salgado para escolas, projetos sociais, centros de saúde, professores e profissionais da área artística e cultural.
Investiga Trabalho de corpo para atores
Parceiros ou profissionais com quem já trabalhou: Helena Vasconcellos, Marilene Martins, Dulce Beltrão, Carmem Paternostro, Fernando de Castro, Lydiadel Picchia, Arnaldo Alvarenga, Mônica Tavares, Paola Rettore, Tarcísio Ramos, Wilson de Oliveira, Eid Ribeiro, Gil Amâncio.
Currículo:
Formação artística:
Ballet Clássico: década de 70
Cursos com Helena Vasconcellos (Escola de mesmo nome BH), Bettina Belomo (várias escolas BH), Carlos Leite (Palácio das Artes BH), Amália Losano (Buenos Aires).
Década de 80 - Sylvia Calvo, Dulce Beltrão, Dariuz Hochman (Studio Ana Pavlova BH) Tânia Mara, Kátia Rabelo, Jean Marie Dubrul, Denise Stutz, Malu Rabelo (Transforma Centro de Dança Contemporânea), Maria Clara Salles (Centro Mineiro de Danças Clássicas BH).
Dança moderna / contemporânea
Década de 80 - Cursos com Marilene Martins, Dudude Herrmann, Dorinha Baeta, Lydia Del Picchia, Klauss Vianna, Angel Vianna, Graciela Figueroa, Carmem Paternostro, Paulo Buarque, Jairo Sette, Eusébio Lobo, Sônia Mota, Arnaldo Alvarenga (Transforma Centro de Dança Contemporânea), Hugo Rodas, Ivaldo Bertazzo,HeideTegeder (Salvador/BA).
A partir da década de 90 até o momento – Cursos, oficinas e workshops com vários professores e em diversos locais, nas seguintes áreas: História da Dança, consciência corporal, composição coreográfica, canto, musicalização, teatro, didática, Laban, contato-Improvisação, danças circulares.
Formação Acadêmica:Licenciatura em História – UFMG e Pós graduação em Gestão Cultural - UNA
Prêmios e distinções:
1995 - Coreografia Holerite" - 2º Lugar Concurso de Coreografia do Triângulo / Uberlândia (MG).
1990 - Coreografia "Pulsar" - 1º Lugar Concurso de Coreografia do Triângulo / Uberlândia (MG).
1987 - "Vidros Moídos" - Troféu Inacem - Melhor espetáculo de Dança, Roteiro, Melhor Bailarino, Melhor Bailarina.
1987 - Troféu Inacem - "Vidros Moídos" - Melhor Bailarina.
1987- Troféu João Ceschiatti – “Vidros Moídos” - Prêmio Especial.
1984 - "A Casa da Infância" - Troféu João Ceschiatti - Prêmio Especial.
1983 - Coreografia "Pivete" - 1º Lugar Concurso de Coreografia Studio Anna Pavlova. "
Atualmente: ministra aulas e faz preparação corporal em montagens de alunos do curso profissionalizante de teatro do Centro de Formação Artística e coordeno atividades do programa educativo desenvolvido pela Gerência de Pesquisa e Extensão da Fundação Clóvis Salgado para escolas, projetos sociais, centros de saúde, professores e profissionais da área artística e cultural.
Investiga Trabalho de corpo para atores
Parceiros ou profissionais com quem já trabalhou: Helena Vasconcellos, Marilene Martins, Dulce Beltrão, Carmem Paternostro, Fernando de Castro, Lydiadel Picchia, Arnaldo Alvarenga, Mônica Tavares, Paola Rettore, Tarcísio Ramos, Wilson de Oliveira, Eid Ribeiro, Gil Amâncio.
Currículo:
Formação artística:
Ballet Clássico: década de 70
Cursos com Helena Vasconcellos (Escola de mesmo nome BH), Bettina Belomo (várias escolas BH), Carlos Leite (Palácio das Artes BH), Amália Losano (Buenos Aires).
Década de 80 - Sylvia Calvo, Dulce Beltrão, Dariuz Hochman (Studio Ana Pavlova BH) Tânia Mara, Kátia Rabelo, Jean Marie Dubrul, Denise Stutz, Malu Rabelo (Transforma Centro de Dança Contemporânea), Maria Clara Salles (Centro Mineiro de Danças Clássicas BH).
Dança moderna / contemporânea
Década de 80 - Cursos com Marilene Martins, Dudude Herrmann, Dorinha Baeta, Lydia Del Picchia, Klauss Vianna, Angel Vianna, Graciela Figueroa, Carmem Paternostro, Paulo Buarque, Jairo Sette, Eusébio Lobo, Sônia Mota, Arnaldo Alvarenga (Transforma Centro de Dança Contemporânea), Hugo Rodas, Ivaldo Bertazzo,HeideTegeder (Salvador/BA).
A partir da década de 90 até o momento – Cursos, oficinas e workshops com vários professores e em diversos locais, nas seguintes áreas: História da Dança, consciência corporal, composição coreográfica, canto, musicalização, teatro, didática, Laban, contato-Improvisação, danças circulares.
Formação Acadêmica:Licenciatura em História – UFMG e Pós graduação em Gestão Cultural - UNA
Prêmios e distinções:
1995 - Coreografia Holerite" - 2º Lugar Concurso de Coreografia do Triângulo / Uberlândia (MG).
1990 - Coreografia "Pulsar" - 1º Lugar Concurso de Coreografia do Triângulo / Uberlândia (MG).
1987 - "Vidros Moídos" - Troféu Inacem - Melhor espetáculo de Dança, Roteiro, Melhor Bailarino, Melhor Bailarina.
1987 - Troféu Inacem - "Vidros Moídos" - Melhor Bailarina.
1987- Troféu João Ceschiatti – “Vidros Moídos” - Prêmio Especial.
1984 - "A Casa da Infância" - Troféu João Ceschiatti - Prêmio Especial.
1983 - Coreografia "Pivete" - 1º Lugar Concurso de Coreografia Studio Anna Pavlova. "
Trabalhos
1996 até hoje - Coordenação programa educacional Fundação Clóvis Salgado.
1995/6 – Coordenação e produção da Mostra “Klauss Vianna”, em parceria com Fernando de Castro, realizada no Grande Teatro Palácio das Artes e Teatro Klauss Vianna.
1993/4 – Coordenação e produção do Projeto ”Panorama da Dança” em parceria com Fernando de Castro, realizado no antigo Teatro Telemig ( atual Klauss Vianna).
Atuação como bailarina em vários trabalhos do Grupo Transforma e Baleteatro Minas.
Outras atividades:
2009 - Concepção e coordenação do Conexão Galpão, programaeducativo de cinema para crianças, promovido pelo Galpão Cine Horto.
até hoje – curadoria para sessões Infanto juvenis do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.2002/3 - Pesquisa para Vídeo-documentário “O que é Dança”.
1995/6 – Coordenação e produção da Mostra “Klauss Vianna”, em parceria com Fernando de Castro, realizada no Grande Teatro Palácio das Artes e Teatro Klauss Vianna.
1993/4 – Coordenação e produção do Projeto ”Panorama da Dança” em parceria com Fernando de Castro, realizado no antigo Teatro Telemig ( atual Klauss Vianna).
Atuação como bailarina em vários trabalhos do Grupo Transforma e Baleteatro Minas.
Outras atividades:
2009 - Concepção e coordenação do Conexão Galpão, programaeducativo de cinema para crianças, promovido pelo Galpão Cine Horto.
até hoje – curadoria para sessões Infanto juvenis do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.2002/3 - Pesquisa para Vídeo-documentário “O que é Dança”.
Links
(Por Paola Rettore | Pesquisa SPCD) 825