Dança em Rede
Ballet do Teatro Cultura Artística
- Categoria: Grupos de dança
- Ano de criação: 1957
-
Contato:
e Cinderella", com música de Prokofiev e Neyde Rossi e Yolanda Verdier em cena. As apresentações de um desses finais de semana teve que ser cancelada porque sete membros do corpo de baile caíram de cama ao mesmo tempo.
Em dezembro, o Balé fechou a temporada do Sociedade Cultura Artística em 1957, no dia 10 de dezembro, com "A História do Soldado", de Adriano Real, com música de Stravinsky. De grande complexidade, o projeto foi realizado em parceria com o Movimento Ars Nova e integrou teatro, balé, mímica e música, com figurinos de Volpi e cenários de Willys de Castro. Nessa noite, o corpo de baile apresentou ainda "Concerto Romântico", de Fernando Piney, com música de Chopin, figurinos de Luciana Petricelli e cenários de Luigi Zanotto.
Em busca de popularização de divulgação do seu trabalho, o conjunto participou ainda de cerca de 20 programas de televisão e esteve em Santos a convite da Sociedade de Expansão Cultural. Nesse momento, chegou a cogitar uma excursão pelo Brasil que terminaria com uma temporada de uma semana no Teatro Odeon, em Montevidéu, e projetar a abertura de uma Escola de Bailados para fomentar “talentos promissores”.
Sem ajuda financeira externa, o Balé tinha como única fonte de recursos o quadro de assinantes da temporada do Sociedade Cultura Artística e a venda de ingressos avulsos na bilheteira. Apesar dos vários esforços do conjunto para ganhar visibilidade e apoio para a manutenção de um corpo estável em São Paulo, os valores em caixa foram insuficientes para garantir a continuidade da iniciativa em 1958.
" - E-mail: (por Amanda Queirós | Pesquisa SPCD)
Histórico
Trabalhos
Orpheus”, de Raul Severo, com música de Stravinsky, figurinos de Ilsa Leal Ferreira e cenário de Luciana Petricelli “
Bibliografia
e Billy The Kid”, de Adriano Real, com música de Copland e cenário e figurinos de Luciana Petricelli.
Ao longo do ano, o conjunto se apresentaria várias vezes. Em algumas delas, servia como corpo de baile de apoio para convidados internacionais, como quando da visita da inglesa Beryl Grey e do belga Oleg Briansky. A segunda récita da temporada do Ballet, realizada em agosto, também teve participações da suíça Veronika Mlakar e do sérvio Milorad Miskovich como os protagonistas de “Romeu e Julieta”, de Serge Lifar, com música de Tchaikovsky, e de Maklar em “Tragédia Dançante”, uma adaptação moderna de “Salomé” por Dennis Grey, com música de Strauss. Completaram o programa “Três Movimentos”, de Ismael Guiser, com música de Bach”
Videografia
Espectro da Rosa”, de Karsavina, com música de Weber, e “Prelúdios, de Adriano Real, com música de Gershwin.
Ainda em agosto, Lívio Rangan anunciou à imprensa que estava em “entendimentos” com artistas de fama mundial para a temporada de 1958, como Nina Vyroubova, Alicia Alonso, Ygor Youkevich, Leslie Caron, Cyd Charisse, Tamara Toumanova, Berliner Ballet, Harold Kreutzberg e Dore Hoyer. Novos coreógrafos internacionais também teriam sido convidados para trabalhar no TCA, entre os quais Milko Sparemblek, que prepararia duas coreografias especialmente para o conjunto.
Em setembro, o grupo fez vesperais populares, aos sábados e domingos, com “ingresso a preço de cinema”, como relatado pela imprensa da época. No conjunto, 16 bailarinos apresentaram um programa que incluía “O Lago dos Cisnes”, com música de Tchaikovsky e a participação de Sunny Lorinezi, principal bailarina do Uruguai e primeira-figura do Teatro de Sodre e do Ballet de Vassili Lambrinos, “Prelúdios”, com música de Gershwin e Adriano Real e Marika Gidali”
Links
Orpheus”, com música de Stravinsky e Raul Severo no papel-título, Susanna Faini como Eurídice e Ismael Guiser como o Anjo da Morte”