Dança em Rede
Carlos Moraes
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Caçapava do Sul
- Atividade: Bailarino
- Data de nascimento: 09/11/1936
- Data de falecimento: 07/03/2015
Histórico
Trabalhos
1958 Cria Variações de Brahms Sobre um Tema de Haydn.
1961 Dança Êtudes, Les Indes Galantes e Iara, de Harald Lander (1905-1971). Viaja à Argentina para dançar no filme Taras Bulba, direção de J. Lee Thompson (1914-2002).
1963 Dança Constanza e O Combate, de Dollar.
1965 Cria o espetáculo de inauguração da TV Globo, Viva a Música, com Marília Pêra e Gracindo Júnior, sob a direção de Maurício Shermann.
1966 Coreografa para Carlos Machado na boate Fred’s, em Copacabana.
1967 Participa da reinauguração do Teatro Castro Alves, com coreografias
de Glória Contreras e Arthur Mitchell, ex-bailarino do New York City Ballet e discípulo de George Balanchine (1904-1983).
1971 Monta o espetáculo A Morte do Pescador.
1972 Coreografa O Guarani.
1972 Coreografa para a peça Nosso Chão Tem Mais Estrelas, direção de Deolindo Checucci. Coreografa e dança Espanhola.
1973 Coreografa Visões da Bahia para o Ballet Brasileiro da Bahia, com música de Emília Biancardi.
1975 Cria Bahia de Ontem, Hoje e Sempre para o Ballet Brasileiro da Bahia.
1976 Coreografa Modulações Concretas, com música de Marlos Nobre, para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
1977 Coreografa Auto de Natal para a Academia de Ballet Tatiana Leskova, no Rio de Janeiro.
1978 Remonta para a Ebateca A Bela Adormecida, coreografia de Marius Petipa (1818-1910).
1979 Cria Alegria e Glória de um Povo para o Ballet Brasileiro da Bahia e acompanha o grupo em turnê pela Europa. Remonta Giselle para Áurea Hammerli em Salvador.
1980 Coreografa A Corte de Oxalá, Pronominare e A Morte e a Morte de Quincas Berro D’Água.
1982 Coreografa Saurê, um dos grandes sucessos do BTCA. Para comemorar 20 anos da EBATECA remonta O Lago dos Cisnes, coreografia de Marius Petipa.
1983 Cria Iê Camará para o BTCA.
1986 Coreografa Simoa, com roteiro de Olívia Barradas, para o Balé Teatro Castro Alves, e Juliana, a convite da Cisne Negro Cia. de Dança, de São Paulo.
1987 Coreografa O Descobrimento do Brasil em comemoração aos 25 anos da Ebateca, Sonho de uma Noite de Verão e La Boutique Fantastique;
1989 Remonta Petroushka, coreografia original de Michel Fokine (1880-1942), para a Ebateca da Graça.
1990 Remonta La Fille Mal Gardée e O Quebra-Nozes para a Academia de Ballet da Bahia, que contam com a participação de Ana Botafogo. Remonta também DomQuixote para o Ballet do Bahiano de Tênis, com participação de Cecília Kerche.
1993 Sob direção de Paulo Dourado, coreografa Lídia de Oxum, a primeira ópera negra na Bahia. Para o Advanced Ballet monta Variações de Brahms e O Jardim Encantado.
2001 Cria para a Orquestra Popular da Bahia Natal Caboclo e Do Entrudo ao Zé Pereira. Para o Advanced Ballet remonta Who Cares, de George Balanchine (1904-1983), e cria O Milagre da Violeta.
2002 Cria para a Orquestra Popular da Bahia África Adeus e No Tabuleiro da Baiana. Para o Advanced Ballet coreografa Ora Ye Ye ô e A Dança do Sol e da Lua.
2003 Cria Rabboni para a Orquestra Popular da Bahia. Remonta a suíte do balé Dom Quixote para o Advanced Ballet.
2004 Cria para a Orquestra Popular da Bahia Passos da Paixão. Remonta para o Advanced Ballet Noite de Walpurgis e cria O Maior de Todos os Segredos.
2005 Coreografa O Advento para a Orquestra Popular da Bahia. Remonta Diana e Action e Cinderella para o Advanced Ballet.
2007 Cria para o Advanced Ballet Caminhos e remonta para a mesma escola La Fille Mal Gardée.
2008 Remonta para o Advanced Ballet Sonho de uma Noite de Verão.
Videografia
Links
(Pesquisa SPCD) 49