Dança em Rede

Cia.Fragmento de Dança

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 2002
  • Contato: http://ciafragmentodedanca.com.br

    (Deborah Rocha | Pesquisa SPCD)


Histórico

A Cia. Fragmento de Dança é um núcleo artístico que desde 2002 desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea. Tem como proposta buscar uma dança teatralizada, preocupada em construir uma solidez dramatúrgica, coerente com os temas pesquisados. Dentro disso, o foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas, tanto vindas dos personagens pesquisados como também dos intérpretes, principalmente o universo feminino, durante o processo criativo. Já foram inspirações: Cecília Meireles, Frida Kahlo, Tracey Emin, Virginia Woolf, entre outras que se destacaram na história por meio da expressividade de suas vidas e obras. O foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas. A Cia. mantém uma atividade permanente. Seus trabalhos passaram a ter maior visibilidade nos últimos cinco anos, quando receberam apoio de programas e prêmios municipais, estaduais e federais de incentivo à cultura e reconhecimento da crítica de dança. Além de manter um repertório ativo com constantes temporadas na cidade de São Paulo e circular pelo estado de São Paulo, a Cia. tem difundido seu repertório em outros estados do Brasil, por meio de editais ou a convite de festivais.  

Trabalhos

Versos da Última Estação (2007)
Trabalho solo que discute a impotência e a fragilidade humana frente à morte. A pesquisa de gestos e movimentos propõe um corpo que se expõe e se entrega aos sentimentos de perda, solidão e efemeridade da vida.

Corpos Frágeis (2010)
Inspirado na vida e obra de nove mulheres: Frida Kahlo, Virginia Woolf, Billie Holiday, Madame Curie, Jacqueline Du Pré, Hatherine Mansfield, Maria Callas, Judy Garland e Simone Wei, reunidas no livro “Corpos Frágeis, Mulheres Poderosas” de Maria Martoccia e Javiera Gutierrez. O espetáculo propõe uma discussão que transita entre vida e morte, dor e criação, fragilidade e força. Explorar personagens femininas e seus paradoxos reflete as escolhas temáticas que a Cia Fragmento vem buscando. Utiliza-se de particularidades para falar de dores comuns de nossa existência.

Nuvens Insetos (2012)
Com base na pergunta: o que você escreveria se fosse sua última carta?, a companhia coletou mais de 100 cartas e, a partir delas, elaborou coreografias que propõem formas diferentes do corpo de se comunicar com o outro, para se encontrar em si próprio. A relação entre os intérpretes é um contato solitário»

Bibliografia

a relação com o espaço é uma necessidade contínua de retorno ao ponto de partida.

Ecos (2012)
O espetáculo trata da relação que se tem com a própria imagem, evidenciada desde que a Cia. pesquisou a vida e obra de Frida Khalo, e reflete sobre as formas de expressão do homem na contemporaneidade. Por meio de corpos que se encaixam um no outro, sugere uma intimidade revelada em imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante da solidão.

Links

http://www.youtube.com/user/ciafragmento2

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)