Dança em Rede

A Bela Adormecida

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Rússia
  • Cidade de origem: São Petesburgo
  • Ano de criação: 1890
  • Duração: 120
  • Grupos de estreia: Ballet do Teatro Maryinsky
  • Autores: Marius Petipa
  • Remontagens: Ballets Russes (versão encurtada, chamada de Bodas de Aurora, com coreografia adicial de Nijinska)
    Sadler’s Wells Ballet (versão de Nicholas Sergeyev a partir das anotações da montagem de Petipa, posteriormente remontado com coreografia adicional de Frederik Ashton e Ninette de Valois)
    Philadelphia Ballet
    Royal Ballet (Versão de Nureyev)

Histórico

Bailarino, coreógrafo e maître de ballet, Marius Petipa nasceu na França, foi aluno de Auguste Vestris e dançou e coreografou para diversas companhias francesas menores, sua fama sendo construída apenas na segunda metade do século XIX, na Rússia, para onde foi levado por Arthur Saint-Léon, como bailarino solista e professor de ballet adjunto do Teatro Maryinsky. Sem grande fama francesa, Petipa chega à Rússia em perfil discreto e ganhando pouco. Seu trabalho é reconhecido quando se torna Primeiro Maître da companhia e, em 1869, com a morte de Saint-Léon, Petipa passa a ser o principal Maître da Rússia: Maître do Ballet Imperial e professor e Inspetor da Dança na escola imperial, responsável por 120 alunos. Suas coreografias marcantes dessa primeira fase de trabalho incluem espetáculos longos e dispendiosos, com números cenários, efeitos visuais e elencos. Dessa época, A Filha do Faraó (1862) contava com 5h de espetáculo, crianças, mudanças drásticas de cenário, uma fonte jorrando água no palco, múmias e uma cena submersa no Nilo. A famosa cena do Reino das Sombras, de La Bayadè re (1877), foi originalmente composta para 64 bailarinos. Ê em 1882, após o assassinato do czar Alexandre II, que seu sucessor, Alexandre III, organiza uma grande reforma nos teatro imperiais, buscando um público maior e geral. Nessa reforma, Ivan Vsevolozhsky é apontado diretor do Maryinsky. Grande entusiasta dos ballets, ele se une a Petipa para a Realização de suas maiores obras, A Bela Adormecida, O Quebra Nozes e O Lago dos Cisnes, no período que Petipa chama, em suas memórias, de seus 17 anos de glória. Em 1899, Vsevolozhsky abandona o teatros imperial e Petipa segue com ele, trabalhando ainda até 1903, quando é forçado à aposentadoria. Seu livro de memórias, ditado por ele que estava na cama e devastado com sua situação social e desprezo que sentia da sociedade russa, foi publicado em 1906. Petipa morreu em 1910, encerrando o reinado francês na dança Russa.

Sinopse

No batizado da Princesa Aurora, diversas fadas vêm prestar homenagem e oferecer ao bebê um dom ou qualidade. Antes que a última e mais poderosa fada dê seu presente, a fada má Carabosse chega, furiosa por não ter sido convidada. Carabosse joga uma maldição na princesa, predizendo que aos 16 anos, ela furará o dedo e morrerá. A Fada Lilás altera a maldição, para que Aurora caia num sono profundo, de 100 anos, para depois ser desperta pelo beijo de um príncipe.

Seguido a esse prólogo, o primeiro ato mostra o aniversário de 16 anos da princesa, que é cortejada por diversos pretendentes, no famoso Adágio da Rosa. Uma estranha se aproxima e oferece à princesa um presente, uma roca de fiar, coisa que ela nunca havia visto, já que elas haviam sido proibidas no reino, após a maldição de Carabosse. A princesa fura o dedo e cai num sono profundo. A Fada Lilás enfeitiça o reino todo para dormirem até que o feitiço seja quebrado pelo beijo do príncipe.

No segundo ato, 100 anos após, a Fada Lilás aparece para um príncipe, mostrando a visão de Aurora adormecida. Encantado, o príncipe vai atrás de Aurora, sendo enfrentado no caminho por Carabosse, que ele, com a ajuda da Fada Lilás, finalmente derrota. Ele beija Aurora, que acorda, assim como todo o reino, e ele e Aurora aceitam se casar.

O terceiro ato é a grande festa do casamento dos dois, na qual estão presentes diversos personagens de contos de fadas, que dançam. Finalmente, Aurora e seu príncipe dançam um Grand Pas-de-Deux, e todos os convidados dançam juntos uma Mazurka.

Bibliografia

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança:

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SCHOLL, Tim. From Petipa to Balanchine
SORELL, Walter. Dance in Its Time

Videografia

http://youtu.be/H8L3l9KM9_0

http://youtu.be/JLW12P0fzkw

http://youtu.be/e-a4HjwuuEs

Verbete editado por:

Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa - Atualizado (MARÇO 2021)