Dança em Rede
Escola e Faculdade Angel Vianna
- Categoria: Escolas
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RJ
- Cidade de origem: Rio de Janeiro
- Tipo de Escola: Particular
- Ano de criação: 1983
- Formato de escola: livre/profissionalizante
- Bolsa de estudos: sim
- Endereco: Rua Jornalista Orlando Dantas,2
- Bairro: Botafogo
Histórico
Professores
A escola está fincada sob quatro eixos: os cursos livres de dança e movimento corporal, os cursos de formação técnica, os cursos de nível superior (3º grau) e a pós-graduação Lato Sensu.
ESCOLA
A Escola Angel Vianna, enquanto um curso de formação profissionalizante, oferece um ensino multidisciplinar com aplicabilidade no meio das artes, da educação e da saúde. Historicamente, o Curso Técnico foi criado em 1985, e há duas formações de nível médio: “bailarino contemporâneo”, com duração de dois anos, e “recuperação motora e de terapia através da dança” de um ano e meio. Além dos diversos cursos de férias.
FACULDADE
Paralelamente a escola, a faculdade inicia seus trabalhos no ano de 2001, e desenvolve o curso de dança em duas áreas: “formação de docentes” com duração de três anos e meio e “formação de dançarinos contemporâneos” com duração de 3três anos. Em cada semestre há uma Mostra, onde os estudantes apresentam seus trabalhos em andamento.
Ê notável que a faculdade como também a Escola, foi e ainda é um terreno fértil para formação de companhias no cenário da Dança Contemporânea carioca como também em outras áreas da dança, como a de pesquisa, produção e iluminação.
PÓS-GRADUAÇÃO
A faculdade atualmente oferece cinco cursos de pós-graduação: “Corpo, Diferenças e Educação” com duração de um ano e cinco meses; “Metodologia Angel Vianna” também com duração de um ano e cinco meses; “Estéticas do Movimento: Estudos em Dança, Vídeo-dança e Multimídia”, com duração de um ano e três meses; “Terapia através do Movimento – Corpo e Subjetivação”, com duração de um ano e oito meses e “Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas”, duração de um ano e quatro meses, além dos cursos realizados em outros estados, a partir de parcerias com outras instituições.
Links
http://www.escolaangelvianna.com.br/blog/
(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)»