Dança em Rede
Grupo Afro-Sul de Música e Dança
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Porto Alegre
- Ano de criação: 1974
- Contato: Iara Deodoro
- Telefone: (51) 2103-2915
- Endereco: Avenida Ipiranga, 3850
- Bairro: Jardim Botânico
- E-mail: odomode.afrosul@gmail.com 154
Histórico
O grupo Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de luta e valorização da cultura negra e do direito a livre expressão da pessoa humana. Foi criado em Porto Alegre, quando um grupo de jovens negros decidiu criar uma banda musical a fim de participar de um festival de música em uma escola de Porto Alegre. Formado inicialmente apenas por instrumentistas, o grupo resolveu inserir bailarinos em seu elenco para melhorar seu desempenho no referido festival. Assim, a primeira formação do grupo contou com cinco bailarinos, sendo três homens e duas mulheres, que tinham por objetivo a valorização da cultura negra, a luta contra o racismo e a divulgação da história e da música negra através de seus espetáculos.
Ao longo dos anos, o grupo desenvolve atividades dentre as quais se destacam a dança, a música, a moda e a gastronomia, retratando a cultura afro-gaúcha com objetivo de valorizá-la e difundi-la para além das fronteiras da capital gaúcha e até mesmo do Brasil, com um repertório que viaja pela “diáspora Africana”, levadas afro-gaúchas, além de efetuar a fusão de música erudita com ritmos afros.
Em 1998, o Afro-Sul assumiu a direção da Escola de Samba Garotos da Orgia, tradicional escola porto-alegrense. Porém em 1999, percebeu-se a necessidade de desenvolver trabalhos sociais com base na cultura negra que fossem desvinculados do esquema de competição que caracteriza os desfiles das escolas de samba no carnaval, o que propiciou a troca da Escola de Samba para “Sociedade de Ação Social, Recreativa, Beneficente, Cultural e Bloco Afro Odomode” (Raiz Afro-Gaúcha). A partir da criação do Odomode, a quadra que era utilizada pela Escola de Samba foi transformada em um Centro Cultural de Ação Social, sendo esse o elemento principal para a concepção e execução do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomode, criado em 2000, o qual compreende vários projetos, entre eles Arte é Educação, "Família Integrada" e" Pontinho da Cultura". Em 2004 o Grupo Afro-Sul recebe o Prêmio Especial Açorianos de Dança, em reconhecimento pelo seu trabalho.
"
Trabalhos
1991 – Alma Negra
1993 – Música e Dança: Linguagem Universal
1995 – Malandro dono da noite, rei dos cabarés
1998 – Festa para um Rei Negro coreografia para o filme Afro! A magia de uma dança
2002 – Resistência
2012 – Batuque
2012 – O Negro e o Rio Grande do Sul: religação espiritual entre dois mundos
“
Bibliografia
CUNHA, Morgada; FRANCK, Cecy. Dança: nossos artífices. Porto Alegre: Movimento, 2004.
Links
Mônica Fagundes Dantas/ SPCD Pesquisa”
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)