Dança em Rede
Grupo Gestus
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: SP
- Cidade de origem: Araraquara
- Ano de criação: 1990
Histórico
Criado em 1990, na cidade de Araraquara, o Grupo Gestus foi formado inicialmente por bailarinos que, insatisfeitos com os padrões tradicionais de ensino em academias de dança, construíram um núcleo artístico de pesquisa e desenvolvimento criativo, vislumbrando uma nova forma de organização para a dança em Araraquara.
O nome surgiu a partir do conceito brechtniano de 'gestus social', estudado na primeira pesquisa desenvolvida pelo grupo.
Dirigido desde a sua criação por Gilsamara Moura (1969), o Grupo Gestus possui um trabalho que divulga e promove encontros com artistas e instituições ligadas à pesquisa em dança.
Atualmente, sua equipe é formada por quinze pessoas que desempenham papéis nas áreas de criação, produção, comunicação e direção, constituindo dois núcleos artísticos em dança contemporânea, um localizado em Araraquara/SP e outro em Salvador/BA.
No ano de 2006, inaugurou uma nova trajetória de ações coletivas e colaborativas, a partir de pesquisas de cunho ativista, colocando em foco uma das suas principais metas que é fortalecer ambientes de troca e intercâmbio.
O grupo, desde 2007, conta com o patrocínio exclusivo da empresa LUPO, via a lei de incentivo fiscal do Governo Federal, lei Rouanet, que possibilita a produção e circulação nacional e internacional dos mais recentes projetos desenvolvidos pelo grupo, “Microdanças que se desfazem ou Episódios que não se repetem...” e “About Angels”.
Na sua trajetória, foi agraciado pelos prêmios Encena Brasil/2002, Caravana Funarte/2004 e Klauss Vianna de Dança/2007.
Apresentou-se em inúmeros eventos e salas no Brasil, dentre elas: Bienal SESC de Dança de Santos, Festival de Dança de Araraquara, Circuito 1, 2, 3 Petrobrás, Circuito SESI de Dança, Itinerância SESC, Teatro Municipal de São Paulo, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Espaço Ambiente de Belo Horizonte, Galeria Olido de São Paulo, Espaço Quasar em Goiânia, Solar Boa Vista e Teatro do Movimento em Salvador, entre outros.
Participou de diversos festivais internacionais de Dança em países como Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Estados Unidos, Alemanha.
Integrou o projeto de residência artística internacional IPL/2008 e participou do projeto de cooperação internacional “Fronteras”, ambos em Lima-Peru.
Co-produziu edições do Festival de Dança de Araraquara/2001-2008 e do Fronteiras Brasil/2009.
Seus integrantes atuam em projetos sociais e acadêmicos ligados à dança.
Trabalhos
2010:
Ausculta
Microdanças que se desfazem…
Sobre Todos Nós
Viral
2007:
Cortadores
Microdanças
2006:
Viola Quebrada
2005:
Protoperformances
2004:
Tabacaria
Severina havaiana paraibana ou a Saga do amor desmedido de pedreiro baiano na cidade grande
2003:
In-Pressão
2002:
O Homem que Odiava a 2ª-Feira
Louca
2001:
Fuxico
Gestus Iluminados
2000:
Ursa Maior
Conversa de Boteco
1999:
Zeitgeist
1998:
Perfil Transitório
Oh! Chuva vem me dizer
L’overture D’amour
1997:
Losing Troy
1996:
Era uma vez aqui…
Gingado
1995:
Vestuto Véu
Quandentrareminha’alma
Nu Vivons
Dispersão
Cantabiles Corpus
Zona Tórrida
Tanz Septus
Bolero
Videografia
Espetáculo Viral (2010) – http://www.youtube.com/watch?v=eQsDFfkyD3Q
«
Links
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)