Dança em Rede
Grupo Impacto de Dança
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: MG
- Cidade de origem: Viçosa
- Telefone: (31) 9125-9400
- Endereco: Rua Alex Doroffef, nº50
- Bairro: Centro
- E-mail: patrícia@nucleoad.com.br 148
Histórico
O Grupo Impacto de Dança nasceu há 19 anos e foi composto por bailarinos formados no Núcleo de Arte e Dança, que por meio de parcerias com projetos sociais iniciaram seus estudos como bolsistas do Centro Experimental de Artes da Prefeitura Municipal de Viçosa, Programa Arteducação e Projeto Portas Abertas.
Durante todos estes anos, de forma inquieta, movidos por sua paixão pelo Hip-Hop, os bailarinos se mantiveram unidos com o objetivo de pesquisar, desenvolver e aperfeiçoar a sua arte vinda das ruas, a sua arte.
Desde o início de sua formação, o grupo participou de vários cursos, festivais, concursos obtendo sempre destaque, com coreografias próprias.
Na sua busca pela profissionalização, o Impacto conquistou o Prêmio Cenas Minas em 2009; foi selecionado entre duzentos grupos inscritos para se apresentar no 25º Inverno Cultural de São João Del Rei, que é um dos mais importantes festivais de Minas Gerais, em 2012; conquistou 7 prêmios no 3º Festival de Inverno de Danças do Piranga, em Ponte Nova também em 2012.
A conquista mais recente foi inicialmente a aprovação na seletiva estadual realizada em maio 2013, de quatro coreografias dos grupos ligados a este projeto, das cidades de Viçosa, Ponte Nova, Ubá e Cajuri que ao serem selecionados representaram Minas Gerais no 12º Festival Internacional de Hip-Hop, em julho deste mesmo ano, em Curitiba.
A culminância de todo esse trabalho foi a premiação do Grupo Impacto com a 2ª colocação na super concorrida categoria avançada do festival, na etapa internacional , onde o Impacto pode deixar sua marca no cenário da dança urbana nacional.
Os prêmios e as turnês, sempre com grande público, demonstram o amadurecimento do grupo, que já realizou a montagem de quatro espetáculos inéditos de dança de rua e contemporânea. “No alto da rua”, de Mário Nascimento (2009/2010), marcou a estreia do grupo como profissional, conquistou o Prêmio Cena Minas e foi visto por cerca de 13 mil pessoas, com critica muito positiva inclusive em suas apresentações na capital carioca. Com o espetáculo “Obstáculos”, em 2011, o grupo alcançou mais de 11 mil espectadores . Com o espetáculo “InSanidade”, em 2012, o Impacto consolidou-se ao ser visto por mais 14 mil pessoas.
Em 2013, o Grupo teve a oportunidade de se aperfeiçoar ainda mais com o coreógrafo Octávio Nassur, que se interessou pelo grupo após assistí-lo na abertura do 11º Festival Dançaraxá. Dessa parceria, surgiu Cromossomo Y atualmente em tourné e que já alcançou um público de mais de 10 mil pessoas.
Todos esses trabalhos refletem a identidade marcante do Grupo Impacto, que é formado por bailarinos advindos de projetos sociais e que viviam em situação de risco social antes de serem resgatados pela arte e, a partir de então, sensibilizaram e conquistaram o público em todas as turnês que realizou ao longo destes anos em Minas Gerais e Rio de Janeiro."
Trabalhos
No Alto da Rua
“Obstáculos”
“InSanidade”
“Cromossomo Y” “
Videografia
http://www.youtube.com/watch?v=iL7c5hOlupg
http://www.youtube.com/watch?v=qH43pWaNSZU”
Links
www.facebook.com/grupoimpactodanca
www.nucleoad.com.br
Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)”
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)