Dança em Rede
Instituto Candango de Artes
- Categoria: Escolas
- País de origem: Brasil
- UF de origem: DF
- Cidade de origem: Brasília
- Tipo de Escola: Particular
- Atividade: Instituto de Artes
- Ano de criação: 2012
- Direção: Shaiene Santana
- Formato de escola: Instituto de Artes
- Bolsa de estudos: Projetos Sociais
- Processo seletivo: Corpo de Baile Juvenil e Adulto
- Ocorrência: Anualmente
- Voltado à: Formação em Dança
- Contato: (61) 985735241
- Telefone: (61) 985735241
- Endereco: St. O Qno 11 Conjunto O, 40 - Lote, Brasília - DF, 72255-115, Brasil
- Bairro: Setor O - Ceilândia
- E-mail: institutocandangodeartes@gmail.com
Histórico
O Instituto Candango de Artes é uma escola de formação artística que oferece o ensino da dança em suas diversas estéticas com excelência didática e eficácia, proporcionando um bem estar físico, qualidade de vida e socialização, formando assim profissionais completos através do trabalho e dedicação. O objetivo do instituto é ser identificado por sua qualidade de ensino e compromisso com a responsabilidade social, sendo uma escola de referência em dança, oferecendo aprimoramento contínuo e inovando sempre. Seus valores perpassam por ser uma empresa ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, com comprometimento, qualidade de ensino, profissionalismo, disciplina, dedicação e amor.
Cursos
Balé clássico, uma dança que exige movimentos amplos e precisos, com membros muito bem alongados, em que a flexibilidade e força são componentes essenciais para a técnica. O Ballet Clássico apresenta diversas vantagens na vida cotidiana, além do fortalecimento muscular e aprimoramento do condicionamento físico, ele também proporciona uma vida mais feliz, estimulando a autoestima e a autoconfiança.
Técnicas de Pontas, as aulas são inteiramente voltadas ao aperfeiçoamento das técnicas clássicas do Ballet, com exercícios específicos para o fortalecimento e perfeita execução da dança na ponta dos pés. Este processo exige muito cuidado, e é executado com exercícios que promovem o aquecimento, alongamento e força necessária para a prática correta e segura de ponta.
Dança Contemporânea, não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Desenvolve o corpo como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório corporal com base no alinhamento ósseo, na conquista de habilidades motoras e no desenvolvimento do movimento consciente.
Jazz, uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia (quando o corpo acompanha vários ritmos simultaneamente) e pelo swing. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados.
Professores
Shaiene Daniele de Santana Basilio,
Bailarina, professora e coreógrafa na área clássica e contemporânea. Iniciou seus estudos na área da dança em 1997 em Cabo Frio – RJ com Ophélia Corvello. Realizou diversos espetáculos e participou de vários cursos de capacitação para bailarinos e professores com nomes da dança nacional e internacional como Ophélia Corvello, Júnior O’Hara, Carol Segurado, Kelly Albuquerque, Guiomar Melo e Vladimir Rybyakov. Proprietária e diretora do Instituto Candango de Artes ICA, que nasceu do Projeto Social Arte Pela Vida, onde trabalhava com crianças em situação de vulnerabilidade e sob custódia desde 2009. Em 2012 o projeto e o centro cultural passaram a se tornar uma instituição, abraçando e atendendo a população do DF e mantendo os projetos sociais em andamento. A instituição hoje possui nomeações e certificações pelo seu serviço de excelência e é reconhecido pelo Conseil International de la Danse (CID), uma organização oficial da UNESCO que representa a dança mundialmente.
Sâmya de Santana Neves,
Iniciou os estudos na área da dança em 2010 no Centro Cultural Arte Pela Vida, se tornando monitora em 2011 e adquirindo contato com a sala de aula para futuramente lecionar. Começou a se aperfeiçoar e fazer vários cursos ao longo dos anos e em 2014 foi atestada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Distrito Federal (bailarina). Desde então vem trabalhando como professora, coreógrafa, ensaiadora, coordenadora e produtora na área da dança, utilizando a Metodologia Vaganova (Russa), no ensino do Ballet Clássico com aperfeiçoamento na linguagem infantil. Atualmente é fisioterapeuta pela UNB, instrutora de pilates e vice-diretora do Instituto Candango de Artes (ICA), dando continuidade a sua carreira profissional.
Adrya Santana,
Iniciou seus estudos em 2013, aos 7 anos com a Maître Ophélia Corvello e Shaiene Santana no Instituto Candango de Artes, onde cresceu e se desenvolveu tecnicamente passando a compor o Corpo de Baile da instituição. Durante seu processo de crescimento técnico fez cursos com grandes mestres do mundo da dança como Guiomar Melo e Vladimir Rybyakov, participou de festivais, mostras e competições desde 2015. Atualmente é bailarina, monitora e professora em formação pelo Instituto Candango de Artes
Gabriel Felipe,
Ator, bailarino, professor e coreógrafo na área clássica e contemporânea. Iniciou seus estudos com dança em 2015 no ICA com dança clássica. Desde então, fez diversos cursos na área clássica e contemporânea, com profissionais de nome e participou de vários espetáculos e montagens na área clássica e contemporânea. Hoje atua como professor e bailarino do ICA e bailarino da Foco Cia de Dança, além de ser graduando em Artes Cênicas pela UNB
Dafne Mussoline,
Em 2013, aos 6 anos, começou seus estudos preliminares de Ballet com Elaine Carine na Faculdade da Dança, aos 9 anos, iniciou os estudos no Instituto Candango de Artes, onde cresceu e se desenvolveu tecnicamente com orientações da Maître Ophélia Corvello e Shaiene Santana, passando a compor o Corpo de Baile da instituição. Atualmente é bailarina, monitora e professora em formação pelo Instituto Candango de Artes
Referências
Muitos profissionais perpassaram pela história do instituto agregando tecnicamente e profissionalmente no desenvolvimento dos trabalhos da instituição. Nomes renomados como Ophélia Corvello, formada pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Ophélia foi maitre de ballet, ou seja, a profissional que dirige os bailarinos do corpo de baile, coreógrafa, conduz ensaios e dá aulas em companhias de dança. Começou a trabalhar aos 11 anos e não parou mais até os 80. Ainda dava aulas de ballet no Curso de Dança Regina Corvello aos 80 anos.
Chegou a Brasília em 1978 e abriu a Academia de Ballet Ophélia Corvello. Entre 1993 e 2014, Ophélia residiu em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, onde fez trabalho voluntário com 300 alunos. Foi responsável pela formação de diversos bailarinos que hoje atuam profissionalmente, entre eles, David Motta, primeiro bailarino da Staatsballett Berlin, a principal companhia de dança da capital alemã.
Processo seletivo
O Instituto Candango de Artes nasceu de um projeto social e se tornou um Instituto de Dança com referência no ensino da dança, oferecendo as seguintes estéticas: Ballet Clássico, Hip Hop, Dança Contemporânea, Técnica de Pontas e Jazz. Assim realizando grandes espetáculos de dança clássica, moderna e contemporânea.
O ICA vem recebendo grandes nomeações e certificações pelo trabalho prestado a comunidade, tais como, Certificado Top of Mind, Destaque “Qualidade e Excelência” e como complemento cultural, o Instituto foi reconhecido pelo Conseil International de la Danse (CID), uma organização oficial da UNESCO que representa a dança mundialmente, se tornando membro do conselho.
A equipe do Instituto Candango de Artes vem aplicando além da técnica, princípios de formação do caráter e valores baseados na disciplina e persistência. O instituto também abriga projetos sociais e tem como objetivo levar cultura e arte para sua comunidade estimulando a auto estima, confiança e responsabilidade por meio da dança.
Trabalhos
Produção Instituto Candango de Artes – Shaiene Santana
-
O Quebra-Nozes – 2012
-
O Filho Pródigo – 2013
-
Cinderella – 2014
-
Coppélia – 2015
-
Peter Pan e Chopiniana – 2016
-
Bela Adormecida – 2017
-
Meu Brasil Brasileiro – 2018
-
Aladdin – 2019
-
(DES)CONSTRUÇÃO – 2019
-
Luz, DANÇA e Ação! – 2021
-
Flore’Ser – 2021
-
Alice no País das Maravilhas – 2022
-
A Bela e a Fera – 2023
-
Gala ICA – 2024
-
Ballet Carmen – 2025
-
O Rei do Show – 2025
-
Dom Quixote – 2025
Bibliografia
O Instituto Candango de Artes nasceu como um projeto social para a comunidade, em um primeiro momento, seus trabalhos foram desenvolvidos em conjunto com uma instituição religiosa, Igreja de Nova Vida na Ceilândia Sul, Brasília/DF. O projeto foi crescendo e por meio de uma entrevista feita por um dos alunos, Marcos, ao Balanço Geral, o administrador da Ceilândia teve conhecimento dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelo projeto, fato essencial para que o projeto fosse fomentado e reconhecido pelas autoridades governamentais.
Desta nova visão dada ao projeto, chamado de Arte pela Vida, foi construído o primeiro espetáculo chamado Filho Pródigo, sendo apresentado na Sala Martins Pena, um espaço integrante do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Nesse período, a diretora do atual instituto, Shaiene Santana, conheceu o produtor, coreógrafo, professor de dança e bailarino Junior O’Hara, organizador do Taguatinga Dança; uma pessoa essencial para a institucionalização do projeto que ajudou no crescimento da escola.
Por meio do apoio da administração, o projeto saiu da igreja e se tornou o Centro Cultural Arte pela Vida, seguindo como projeto social, mas agora também acolhia crianças da comunidade. Com o tempo, o trabalho foi se consolidando, sendo transferido para a Ceilândia Centro e formalizado como Instituto Candango de Artes, essa troca de nomeação foi um estudo em parceria, uma troca de conhecimento entre Andrea Maciel e Pastora Diana.
Em 2024, a escola realizou 15 anos de desenvolvimento artístico e social, todo esse processo precisou de uma mudança de mentalidade por parte da direção, Shaiene e Sâmya Santana (vice-diretora), para que se tornasse uma escola renomada, sendo necessário uma qualificação em outras áreas, principalmente nas empresariais, que fomentassem o crescimento dos trabalhos exercidos pelo instituto, sem perder o seu cerne primário, sua essência de atender socialmente a comunidade.
Por isso, o ICA oferece projetos sociais como Projeto Arte pela Vida, que visa promover cursos de dança (Ballet Clássico, Jazz, Dança Contemporânea e Hip Hop), de maneira gratuita para crianças e adolescentes entre 06 e 17 anos, que tenham não só o sonho de se desenvolverem através da dança, mas também de ser impactados pela arte. E o Projeto Mulheres Seguras, que tem como objetivo realizar curso de dança gratuito direcionado a mulheres vítimas de violência, de abuso físico e/ou verbal; transtornos emocionais como depressão, ansiedade e outros males que possam ser atenuados por meio do resgate da autoestima, autoconfiança e autocuidado, através do trabalho poético corporal e suas vertentes.
Contudo, outro trabalho desenvolvido atualmente pelo instituto é o ICA Ballet Online, uma plataforma digital que fornece aulas de técnica em dança clássica para estudo online, visando um alcance maior de público que possa conhecer os valores da escola e a metodologia ensinada, principalmente para quem não consegue acessar de forma presencial.
Videografia
O Instituto Candango de Artes, além de ser uma escola, também é uma empresa que cresceu muito, e atualmente, tem diversos projetos, enfatiza-se o Pliécast, uma plataforma de podcast pelo youtube que seu cerne é conversar sobre a área artística cultural da dança. Um dos primeiros vídeos realizados é sobre a história da escola, uma videografia, bibliografia em formato audiovisual sobre seu crescimento e consolidação.
Link para acesso aos conteúdos produzidos: http://www.youtube.com/@Pliecast
Links
É possível acessar o Instituto Candango de Artes pelas seguintes plataformas:
- Site: https://institutocandangodeartes.com.br/
- Instagram: https://www.instagram.com/ica.bsb
- Instagram: https://www.instagram.com/icaballetonline
- Instagram: https://www.instagram.com/pliecast
- Youtube: www.youtube.com/@icaballetonline
- Youtube: https://youtube.com/@pliecast
- Facebook: https://m.facebook.com/icabsb
- TikTok: tiktok.com/@icaballetonline
- TikTok: tiktok.com/@pliecast