Dança em Rede

O Tempo da Delicadeza

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Ano de criação: 2002
  • Grupos de estreia: Cia. da Arte Andanças
  • Autores: Andréa Bardawil

Histórico

Andréa Bardawil compartilha tempos e possíveis com a Companhia da Arte Andanças há 18 anos. Acredita que a permanência é condição a ser cultivada, como resistência, talvez, ao estado de urgência de todas as coisas. A Companhia da Arte Andanças surgiu em 1991 e investiu na sua pesquisa de linguagem. Em 1999, passou a sediar-se no Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, dividindo espaço, tempo e inquietações com outros artistas interessados na arte contemporânea, constituindo um novo espaço de encontro. Além das informações técnicas, iniciou-se um processo intenso de troca e produção com as Artes Plásticas, o Vídeo, a Literatura e a Fotografia.

Sinopse

O projeto O Tempo da Delicadeza foi inicialmente apresentado à Bolsa Vitae de Artes pela coreógrafa cearense Andréa Bardawil, em 2000, e propunha a realização de uma mesma pesquisa estética unindo as linguagens do vídeo e da dança. Realizado em parceria com o vídeomaker Alexandre Veras, resultou no espetáculo e no videodança de mesmo nome.

Gestos mínimos, movimentos econômicos. Silêncio. Velocidade é diferente de aceleração. O Tempo, sempre. O Tempo que se inscreve no rural e no urbano. O Tempo inscrito em cada corpo. Espera, contemplação, resignação, sobriedade, tantas impressões podem caber numa só: delicadeza. (…) O que gostaríamos, então: provocar, no olho que vê e no corpo que presencia, uma desaceleração, uma suspensão de tempo, um silêncio, e que ele vibre onde encontrar qualquer possível. Que se construa no meio, no entre a forma, tentativa mesma de resguardar-se dos excessos”, escreve Andréa Bardawil.

FICHA TÊCNICA:
Direção e Composição coreográfica: Andréa Bardawil
Intérpretes-criadores: Andréa Sales, Evaldo Silva, Noara Rodrigues, Possidônio Teles.
Direção de Vídeo: Alexandre Veras
Edição: Alexandre Veras
Câmera: Alexandre Veras, Glauber Filho
Produção: Márcia Sucupira
Assessoria de Comunicação: Thaís Andrade
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de Figurino: Gil
Cenário: Gustavo Adolfo
Iluminação: Alexandre malta
Operação de Luz: Fernando Peixoto
Operação de Vídeo: Raimundo Nonato
Projeto Gráfico: Galciani Neves
Fotos: Daniela Milério
Arranjos para “Assum Preto”: Moacir Bedê e Rian senise
Composição de “O Tempo da Delicadeza”/trilha original: Guga de Castro e Júnior arruda
Produção de trilha: Júnior Arruda
Poesia citada: “Habitar o Tempo” e “Bifurcados de Habitar o Tempo”, de João Cabral de Melo Neto”

Bibliografia

GADELHA, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: as Ligações do Corpo Numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. – Fortalza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)