Dança em Rede
Patrícia Weingrill
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: DF
- Cidade de origem: Brasília
- Atividade: Bailarina
- Atividade: Coreógrafa
- Atividade: professora de flamenco
Histórico
Começa a estudar ballet clássico aos oito anos de idade e integra o Grupo Brasiliense de Ballet até 1985.
Em 1986, muda-se para São Paulo e integra o grupo Styllus – Companhia de Dança com coreografia de Ricardo Ordoñez.
Em 1988, é convidada para participar da montagem de “A Casa de Bernardo Alba” como Grupo Brasiliense de Ballet com estréia na cidade do Porto, em Portugal.
Inicia seu estudo de Dança Flamenca com Yara Castro em 1989 e, no mesmo ano, é convidada a integrar o Grupo Laurita Castro de Dança Flamenca, onde permanece até 1991.
Em 1992, volta à Brasília, começa a lecionar em algumas academias e forma o Grupo Capricho Espanhol.
Realiza cursos e workshops na Argentina e na Espanha com os mestres La China, La Tati, Timo Lozano, Miguel Caña, La Tacha, Rafaela Carrasco, Maria Magdalena, Ciro, Guito, Antonio Márquez, Manuel Limas, Beatriz Barceló, Nino de Los Reyes, Alfonso Losa, Carlos Vilán e El Chino.
Em 1993, começa a ministrar curso de dança flamenca no Centro Cultural Brasil-Espanha de Brasília (Instituto de Cultura Hispânica). Ministra o Curso de Dança do IX Festival Sulmatogrossense de Dança.
Ê convidada para a Feira Esotérica de São Luiz do Maranhão por três anos consecutivos e realiza apresentações e cursos de flamenco na cidade de Goiânia.
Em 1997, é convidada pela Secretaria de cultura do Estado do Piauí para ministrar o curso de dança flamenca no III Festival de Dança de Teresina, aonde também é bailarina convidada para a abertura e para compor a mesa dos jurados.
Em 1998, é convidada para atuar com o Grupo “Cassino de Sevilla” em Belém e Santarém. Convidada a montar o espetáculo “Flamenco a Lorca” para a programação do Centenário de Federico Garcia Lorca, apresentado no Espaço Cultural 508 Sul, com a participação de Marchena, Fermín Querol e Fernando Hererra.
Ê convidada como bailarina na abertura do Seminário Internacional de Dança de Brasília.
Em 2000, integra o corpo de baile da ópera Carmen, que tem como coreógrafo Antonio Marquez. Realiza em Brasília o evento “La Feria de Abril”, promovendo concursos de sevilhanas e show de flamenco.
Em 2001, é convidada para o espetáculo “Encuentros” que reuniu bailarinos de São Paulo, Goiânia e Brasília.
Em 2002, seu grupo é convidado a integrar o corpo de baile do espetáculo “Amor Feiticeiro” com coreografia de Carlos Vilán (bailarino argentino), no Seminário Internacional de Dança.
Ê convidada como bailarina para o espetáculo do grupo “Sociedad Flamenca” de Goiânia.
Em 2003, é convidada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal a ministrar curso de dança flamenca no I Verão Dança Brasília.
Em 2004, inaugura o Studio de Dança Capricho Espanhol e é premiada por coreografia no Festdança de Goiânia.
Convidada com seu grupo a participar da noite cultural do açougue T-Bone, um dos maiores eventos culturais de Brasília, para um público de 10.000 pessoas.
Em 2005, participa como coreógrafa da montagem da ópera Carmem pela Universidade de Brasília, que tem participação do coral do senado e estréia no Teatro Nacional de Brasília.
No mesmo ano é convidada como bailarina para o espetáculo “Quintaessencia” do Espaço Flamenco La Vanguardia.
Em 1986, muda-se para São Paulo e integra o grupo Styllus – Companhia de Dança com coreografia de Ricardo Ordoñez.
Em 1988, é convidada para participar da montagem de “A Casa de Bernardo Alba” como Grupo Brasiliense de Ballet com estréia na cidade do Porto, em Portugal.
Inicia seu estudo de Dança Flamenca com Yara Castro em 1989 e, no mesmo ano, é convidada a integrar o Grupo Laurita Castro de Dança Flamenca, onde permanece até 1991.
Em 1992, volta à Brasília, começa a lecionar em algumas academias e forma o Grupo Capricho Espanhol.
Realiza cursos e workshops na Argentina e na Espanha com os mestres La China, La Tati, Timo Lozano, Miguel Caña, La Tacha, Rafaela Carrasco, Maria Magdalena, Ciro, Guito, Antonio Márquez, Manuel Limas, Beatriz Barceló, Nino de Los Reyes, Alfonso Losa, Carlos Vilán e El Chino.
Em 1993, começa a ministrar curso de dança flamenca no Centro Cultural Brasil-Espanha de Brasília (Instituto de Cultura Hispânica). Ministra o Curso de Dança do IX Festival Sulmatogrossense de Dança.
Ê convidada para a Feira Esotérica de São Luiz do Maranhão por três anos consecutivos e realiza apresentações e cursos de flamenco na cidade de Goiânia.
Em 1997, é convidada pela Secretaria de cultura do Estado do Piauí para ministrar o curso de dança flamenca no III Festival de Dança de Teresina, aonde também é bailarina convidada para a abertura e para compor a mesa dos jurados.
Em 1998, é convidada para atuar com o Grupo “Cassino de Sevilla” em Belém e Santarém. Convidada a montar o espetáculo “Flamenco a Lorca” para a programação do Centenário de Federico Garcia Lorca, apresentado no Espaço Cultural 508 Sul, com a participação de Marchena, Fermín Querol e Fernando Hererra.
Ê convidada como bailarina na abertura do Seminário Internacional de Dança de Brasília.
Em 2000, integra o corpo de baile da ópera Carmen, que tem como coreógrafo Antonio Marquez. Realiza em Brasília o evento “La Feria de Abril”, promovendo concursos de sevilhanas e show de flamenco.
Em 2001, é convidada para o espetáculo “Encuentros” que reuniu bailarinos de São Paulo, Goiânia e Brasília.
Em 2002, seu grupo é convidado a integrar o corpo de baile do espetáculo “Amor Feiticeiro” com coreografia de Carlos Vilán (bailarino argentino), no Seminário Internacional de Dança.
Ê convidada como bailarina para o espetáculo do grupo “Sociedad Flamenca” de Goiânia.
Em 2003, é convidada pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal a ministrar curso de dança flamenca no I Verão Dança Brasília.
Em 2004, inaugura o Studio de Dança Capricho Espanhol e é premiada por coreografia no Festdança de Goiânia.
Convidada com seu grupo a participar da noite cultural do açougue T-Bone, um dos maiores eventos culturais de Brasília, para um público de 10.000 pessoas.
Em 2005, participa como coreógrafa da montagem da ópera Carmem pela Universidade de Brasília, que tem participação do coral do senado e estréia no Teatro Nacional de Brasília.
No mesmo ano é convidada como bailarina para o espetáculo “Quintaessencia” do Espaço Flamenco La Vanguardia.
Trabalhos
Espetáculos
“Estampas da Espanha”, Brasília, 1995, com a participação da cantora Claudia Montoya e do guitarrista Fernando Herrera, ambos de Buenos Aires e em 1996 com o cantor Valdomero Cadiz e o violonista Fernando Herrera.
“Bodas Gitanas”, Brasília, 1996, com o cantor Valdomero Cadiz e o violonista Fernando Herrera.
“Flamenco”, Brasília, 1997, com a participação do cantor José Ignácio Salaza Fernández (Marchena) e o guitarrista Fermín Querol, ambos de Salamanca, Espanha e ainda do violonista Fernando Herrera de Buenos Aires. Apresenta-se com os músicos também em Goiânia.
Em 1998 os shows “Flamenco” e “En una Plaza de Espana” foram ao ar pela TV Senado.
“En una Plaza de Espana”, Brasília, 1998, Teatro Dulcina.
“Tablado Flamenco”, Brasília, 1999, com a participação especial dos músicos Tito Gonzáles, Mario Vargas e Roberto Angerosa, e como convidado especial o Grupo Espírito Cigano.
“Así se baila!”, Brasília, 2000, com participação especial dos músicos Tito Gonzáles e Enrique Espanha. Em 2001
a convite da Universidade de Brasília o espetáculo é reapresentado no projeto Baú das Artes.
“Las bodas de Dom Quijote”, Brasília, 2001, com músicos convidados José Fernandez e Tito Gonzales.
“Las cosas Del flamenco”, Brasíila, 2002, Teatro La Salle. Com a participação especial do bailarino cubano Miguel Alonso.
“Andalucía de Cerca”, Brasília, 2003, com os músicos convidados Agustín Carbonél (El Bola, músico espanhol) e Tito Gonzales.
“Retratos Del Flamenco”, Brasília, 2004, com participação especial dos músicos Tiza Harbas e Allan Harbas.
“A Bailar!”, Brasília, 2005, com participação especial do músico Gabriel Simões e do bailarino Danny Souza.
De Todo un Poco", Brasília, 2012."
“Estampas da Espanha”, Brasília, 1995, com a participação da cantora Claudia Montoya e do guitarrista Fernando Herrera, ambos de Buenos Aires e em 1996 com o cantor Valdomero Cadiz e o violonista Fernando Herrera.
“Bodas Gitanas”, Brasília, 1996, com o cantor Valdomero Cadiz e o violonista Fernando Herrera.
“Flamenco”, Brasília, 1997, com a participação do cantor José Ignácio Salaza Fernández (Marchena) e o guitarrista Fermín Querol, ambos de Salamanca, Espanha e ainda do violonista Fernando Herrera de Buenos Aires. Apresenta-se com os músicos também em Goiânia.
Em 1998 os shows “Flamenco” e “En una Plaza de Espana” foram ao ar pela TV Senado.
“En una Plaza de Espana”, Brasília, 1998, Teatro Dulcina.
“Tablado Flamenco”, Brasília, 1999, com a participação especial dos músicos Tito Gonzáles, Mario Vargas e Roberto Angerosa, e como convidado especial o Grupo Espírito Cigano.
“Así se baila!”, Brasília, 2000, com participação especial dos músicos Tito Gonzáles e Enrique Espanha. Em 2001
a convite da Universidade de Brasília o espetáculo é reapresentado no projeto Baú das Artes.
“Las bodas de Dom Quijote”, Brasília, 2001, com músicos convidados José Fernandez e Tito Gonzales.
“Las cosas Del flamenco”, Brasíila, 2002, Teatro La Salle. Com a participação especial do bailarino cubano Miguel Alonso.
“Andalucía de Cerca”, Brasília, 2003, com os músicos convidados Agustín Carbonél (El Bola, músico espanhol) e Tito Gonzales.
“Retratos Del Flamenco”, Brasília, 2004, com participação especial dos músicos Tiza Harbas e Allan Harbas.
“A Bailar!”, Brasília, 2005, com participação especial do músico Gabriel Simões e do bailarino Danny Souza.
De Todo un Poco", Brasília, 2012."
Videografia
http://youtu.be/YohyzPk8-cI
Links
http://www.caprichoespanhol.com.br/
Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 254
Por Luiza Libardi | Pesquisa SPCD 254