Dança em Rede
Respiro
- Categoria: Coreografias
- País de origem: Brasil
- Ano de criação: 2020
- Duração: 15 minutos
- Grupos de estreia: São Paulo Companhia de Dança
- Autores: Cassi Abranches
Histórico
Foto 1 - Yoshi Suzuki em Respiro, de Cassi Abranches / Crédito: Fernanda Kirmayr
Foto 2 - Leícia Forattini em Respiro, de Cassi Abranches / Crédito: Silvia Machado
Foto 3 - Thamiris Prata, Nielson Souza, Luan Barcelos, Otávio Portela em Respiro, de Cassi Abranches / Crédito: Silvia Machado
Criada em 2020 especialmente para a São Paulo Companhia de Dança, Respiro é a quarta criação da coreógrafa paulista Cassi Abranches para a SPCD,desta vez, com assistência coreográfica de Filipe Bruschi. A trilha sonora original que conduz os bailarinos em cena é uma criação de Beto Villares, com participação de Siba, Érico Theobaldo, Fil Pinheiro, Mauricio Badé e Julia Valiengo. A iluminação é de Gabriel Pederneiras e figurinos de Verônica Julian. Com elenco de 8 bailarinos em cena, a obra estreou em 2020 no Teatro Alfa, em São Paulo(SP). Para a SPCD, Cassi Abranches também coreografou GEN, 2º ato de Schumann ou Os Amores do Poeta e Agora.
Sinopse
Respiro evoca uma pausa, uma folga ou simplesmente o ato de respirar. Nesta obra, a coreógrafa se inspira nas sensações de perdas e ganhos percebidas pelos bailarinos durante a pandemia e incorpora elementos que partem da plenitude da meditação e explodem em um ápice de bem-estar para suspender o presente de uma realidade, por vezes, asfixiante.
Videografia
Por Dentro de Dança, criado pela São Paulo Companhia de Dança: www.facebook.com/spciadedanca/videos/278790167302157
Verbete editado por:
Atualizado (DEZEMBRO 2021)