Dança em Rede

Rosas danst Rosas

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Bélgica
  • Cidade de origem: Barretos
  • Ano de criação: 1983

Histórico

Rosas danst Rosas é um trabalho de dança contemporânea coreografado por Anne Teresa de Keersmaeker. Estreou como parte do Kaaitheater Festival em maio de 1983 no Théâtre de la Balsamine, em Bruxelas. Originalmente criado e dançado por quatro dançarinos (Adriana Borriello, Fumiyo Ikeda, Michèle Anne De Mey e Anne Teresa de Keersmaeker) que utilizam cadeiras e partem da exploração de movimentos cotidianos, dos simples aos mais complexos.

Atualmente é interpretada por um elenco rotativo de Rosas (a companhia de dança formada por Keersmaeker em 1983). A coreografia se baseia no minimalismo iniciado em “Fase” (1982): os movimentos abstratos constituem a base de uma estrutura coreográfica em camadas e a repetição desempenha o papel principal. A ferocidade desses movimentos é combatida por pequenos gestos.

Nesse trabalho conseguirmos ver como uma cadência de movimentos cotidianos forma uma célula coreográfica que se transforma a partir das dinâmicas. A repetição e a progressão dessas células formam o vocabulário cinético. A sonoridade provocada pela própria movimentação e pela respiração cria uma trilha sonora com texturas e volumes no ambiente geral da coreografia.

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Equipe | Escola de Dança de São Paulo - Atualizado (JUNHO 2022)