Dança em Rede
Yoin
- Categoria: Coreografias
- País de origem: Brasil
- UF de origem: SP
- Cidade de origem: São Paulo
- Ano de criação: 2024
- Duração: 28'
- Grupos de estreia: São Paulo Companhia de Dança
- Autores: Jomar Mesquita
Histórico
Coreografia: Jomar Mesquita
Assistente de coreografia: Rúbia Frutuoso
Músicas: Poema “Saudades” - Arnaldo Antunes / Assum Preto - Luiz Gonzaga do Nascimento e Humberto Teixeira (intérprete: Jorge Du Peixe) / Fim de Festa - Itamar Assumpção (intérpretes: Naná Vasconcelos; Itamar Assumpção) / Carinhoso - João de Barro; Pixinguinha (intérprete: Elza Soares) / Como 2 e 2 - Caetano Veloso (intérpretes: Arnaldo Antunes; Vitor Araújo) / A Flor e o Espinho (citação: Sombras da Água) - Alcides Caminha; Guilherme de Brito; Mia Couto; Nelson Cavaquinho (intérprete: Maria Bethânia) / Avisa - Tato (intérprete: Cida Moreira) / Juízo Final - Elcio Soares; Nelson Cavaquinho (intérprete: Arnaldo Antunes) / (vozes dos bailarinos do elenco)
Figurino: Maria Agustina Comas Oyenard
Iluminação: André Boll
Estreia: 21/06/2024 Teatro Sérgio Cardoso | São Paulo - SP
Qual é a sensação que fica após cessado o estímulo? Os mínimos e mais sutis, os dolorosos ou longevos? Os sons, cheiros, toques, as imagens que parecem permanecer ou persistir. Como nos transformamos quando tais estímulos se vão? Isto é Yoin.
“Essa terceira criação para a São Paulo Companhia de Dança me faz retornar, ao início do meu encontro com esses artistas e refletir sobre as sensações que ficaram e as que deixamos no público. Nos transformamos em novas versões de nós mesmos, após cessados os estímulos que nos perpassaram ou nos atravessaram?”, instiga o coreógrafo.
A trilha sonora metaforiza esse universo, com versões de músicas cujas interpretações originais marcaram o cenário musical brasileiro… o que elas se tornaram após transformadas por novos olhares. O figurino utiliza o upcycling em uma analogia com as novas e melhores versões que podemos criar de nós mesmos a partir dos resíduos das experiências vividas.