Hip Hop
Segmento: Estilos de Dança
Cidade: Bronx
Estado: New York
País: United States
Conteúdo: O movimento hip hop consolidou-se no fim dos anos 1960 como proposta de integração e pacificação entre grupos juvenis. Seu nome foi popularizado por Afrika Bambaataa e a Universal Zulu Nation, simbolizando dança, ritmo e resistência cultural.
O hip hop é uma cultura que reúne música (MC e rap), dança (breaking e outras street dances), artes visuais (grafite) e diferentes expressões sociais, como moda, literatura e ativismo político. Sua origem está ligada às lutas por direitos civis nos Estados Unidos nos anos 1960, ao lado de lideranças como Martin Luther King e Malcolm X e de grupos como os Panteras Negras. Paralelamente, na Jamaica, surgiram os sound systems e os toasters, que inspiraram DJ Kool Herc a levar essa prática aos bailes de bairro em Nova York, influenciando o nascimento do rap.
O rap combinava bases musicais dançantes, efeitos como o scratch e rimas faladas que denunciavam conflitos sociais e raciais. O breaking surgiu entre jovens porto-riquenhos e negros como forma de expressão política e alternativa aos confrontos entre gangues. O grafite, antes marca territorial, tornou-se uma linguagem artística.
Data: 5 de noviembre de 2025