Temporada virtual 2021

Giselle - Ato II

São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, promove a Temporada virtual 2021, com exibições da apresentações gravadas direto do palco do Teatro Sérgio Cardoso. Todas as atividades serão exibidas de modo gratuito no canal da SPCD no YouTube e na plataforma Cultura em Casa

Nos dias 02 e 03 de outubro, será possível conferir a estreia de Giselle – Ato II, com remontagem de Lars Van Cauwenbergh, e Agora, de Cassi Abranches, com elencos distintos a cada dia. As transmissões acontecem às 20h (sábado) e às 17h (domingo). O balé clássico que estreia na Temporada terá uma faixa especial com acessibilidade para pessoas com deficiência visual via opção de audiodescrição.

Aos que desejam mergulhar no universo dessas criações, haverá palestras virtuais de mediação sobre o programa. Conduzidos por Inês Bogéa, os bate-papos reúnem artistas envolvidos nas obras e serão exibidos 1 hora antes das apresentações virtuais.

No dia 29 de setembro, haverá ainda duas exibições on-line gratuitas de Giselle – Ato II com mediação específica para estudantes e pessoas da terceira idade. As sessões acontecem às 10h e às 15h.

Você confere aqui os links de todas as atividades mencionadas acima.

Sobre a segunda parte da Temporada da São Paulo Companhia de Dança

Intitulada de Tempo da Travessia, a Temporada 2021 da SPCD reúne dessa vez, no palco do Teatro Sérgio Cardoso, dois nomes com trajetórias coreográficas intrinsecamente ligadas à SPCD: Lars Van Cauwenbergh e Cassi Abranches. Depois de assinar A Morte do Cisne, em 2019, para a São Paulo, Lars – que também é professor da Companhia – lança Giselle – Ato II, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e agora chega ao repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. A iluminação é assinada por Wagner Freire, enquanto os figurinos são de autoria de Marilda Fontes.

A temporada se encerra com a premiada Agora. Eleita como melhor coreografia de 2019 pelo júri do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), a obra tem trilha original de Sebastian Piracés, iluminação de Gabriel Pederneiras e figurinos de Janaína Castro. Ela se soma a outras três criadas pela coreógrafa Cassi Abranches para o repertório da Companhia, que inclui ainda Gen (2014), o segundo ato de Schumann ou Os Amores do Poeta (2018) e Respiro (2020).

Aproveite pois as transmissões não ficarão gravadas!

Palestra sobre a Temporada
Data: 03/10 (domingo)
Horário: 16h
Elenco: Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, Lars Van Cauwenbergh, que assina a remontagem de Giselle – Ato II, e os bailarinos da SPCD Beatriz Paulino, Nielson Souza e Thamiris Prata

Exibição de apresentação  gravada no Teatro Sérgio Cardoso
Data: 03/10 (domingo)
Horário: 17h
Programa: Giselle – Ato II, de Lars Van Cauwenbergh, e Agora, de Cassi Abranches

Exibição de apresentação com audiodescrição
Data: 03/10 (domingo)
Horário: 17h
Programa: Giselle – Ato II, de Lars Van Cauwenbergh

X