Dança em Rede

Ballet de Câmara

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 1966
  • Contato: Joana Da'Arc", de Victor Aukstin, com música de Wagner"
  • Telefone: e Vestido de Noiva", de Marilena Ansaldi, com música de Bartok mesclada a música concreta e eletrônica.

    Em 24 de outubro desse mesmo ano, o conjunto fez uma récita extraordinária para os membros da Sociedade Cultura Artística no Teatro Bela Vista. No programa da vez figuravam "Pas-de-Deux", com música de Kachaturian, "Ego", "Lady Macbeth”, “Joana Da'Arc", “Caim e Abel" e "Vestido de Noiva”. O grupo deixou de existir em 1967.

    "

Histórico

O grupo foi criado em maio de 1966 por quatro bailarinos egressos de tentativas anteriores de se firmar um corpo estável de dança em São Paulo. Eram eles Marika Gidali, Marilena Ansaldi, Peter Hayden e Victor Aukstin (1929-1999). A direção artística ficou a cargo de Renée Gumiel (1913-2006), que também atuou como principal coreógrafa. Com patrocínio do Movimento Cultural Juventude de São Paulo, o grupo fez um programa inaugural no dia 16 de maio de 1966, no Teatro Ruth Escobar, destinado aos sócios da instituição, com coreografias que perpassavam as danças clássica, neoclássica e moderna. Os números apresentados na ocasião foram Forma Quatro, com música de Eric Satie"

Trabalhos

Huis Clos”, com música de Vandelle”

Bibliografia

Ego”, com música de Villa Lobos”

Videografia

e Aranha”, com música de Boulez – todos coreografados por Gumiel – e também “Dança”, com música de Vivaldi”

Links

Contrações”, “Dança Clássica Japonesa” e “Finalle”, elaborados por Victor Aukstin.

Após a estreia, o grupo passou a se apresentar todas as segundas-feiras no Teatro Ruth Escobar.

Para o segundo programa, que estreou em 7 de outubro de 1966, no Teatro Cacilda Becker, o Ballet de Câmara contou com o reforço no elenco de Ruth Rachou como bailarina convidada. Dessa vez foram apresentados “Lady Macbeth” e “Caim e Abel”, de Renée Gumiel, ambos com música de Varè se”

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)