Dança em Rede

Bruno Cayses

  • Data de nascimento: 22/07/1985

Histórico

Bruno Leonardo Rabelo Cayses, nome artístico Bruno Cayses, atualmente, cursa Educação Física na UNIP e o CBTS da Royal Academy of dance (curso de formação para professores cadastrados RAD).

Iniciou seus estudos em balé clássico, aos 10 anos de idade, com Thalia Cuberoz Matinez e Eliana Montresor no Clube Esperia. Formou-se em Balé Clássico pelo Clube Esperia (São Paulo/SP, 2003), em Balé Clássico método Royal Academy of Dance (Intermediate ao Advanced 2- Mâitre Ilara Lopes).

Destaca em sua formação em Jazz com Roseli Rodrigues e Contemporâneo com João Pirahy e Fernando Machado. Como experiência profissional em dança, atuou como bailarino convidado na Cia Paulista de Dança e em diversas escolas de dança, tais como, Denise Guirado, Le Rêve, Clube Sírio, Clube Esperia, Clube Paineiras do Morumbi, Estudio de Ballet Cisne Negro, Colégio Magister, Escola de Ballet Anna Pavlova em Dourados (MS), C.D. Mavi Chiachietto, dentre outras.

Também integrou o Grupo Uirapuru, companhia clássica e neo-clássica dirigida por Ilara Lopes. Nessa companhia atua como primeiro bailarino, solista e assistente, conquistando primeiros lugares em festivais de dança pelo Brasil.

Ê bailarino do Ballet internacional Adriana Locilento (Cia espanhola que trabalha em cruzeiros pela Europa e Caribe – PULLMANTUR ) desde 2007, tendo três contratos grandes com a referida companhia: 10 meses pelo Mediterrâneo, 8 meses pelo Caribe e Mar Báltico, e 8 meses pela Grécia, Turquia, Croácia e Itália.

Ainda como bailarino convidado, participou do espetáculo Don Quixote do Estúdio de Ballet Cisne Negro em outubro de 2009. Fez parte do elenco de “O Quebra Nozes”, nos anos de 2005 e 2006, montagem anual da Cisne Negro Cia de Dança.
Como bailarino clássico interpretou diversos balés de repertório, tais como: Don Quixote, O Quebra-Nozes, La Sylphide, Carmen, o Corsário, Paquita, A Bela Adormecida, Giselle , Lago dos Cisnes, Romeu e Julieta, Baile dos Graduados e Coppelia.

Atualmente, é professor de balé clássico no Ballet Adriana Assaf preparando os alunos para os exames da Toyal Academy of Dance, professor de balé clássico e repertório da Escola Cassia Ramos Ballet e Cia em Itatiba (SP), professor de pas de deux e repertório do Estudio de Dança Fernanda Zuppo, professor de balé clássico do Clube Paineiras do Moruby, professor de samba no pé e Stiletto na Fitsport Academia e Fulltime Academia.

No ano de 2013, trabalhou como professor de balé, jazz e de pas de deux do Núcleo de Dança Nice leite – Ilara Lopes e assistente de Ilara Lopes; professor de balé clássico e alongamento – Instituto de danças clássicas; professor de jazz, balé e Repetiteur no Centro Cultural Ballet Bathiana Orite; professor de ballet clássico no Ballet Vida e Arte em Alphaville (SP). Também atuou como professor de balé e jazz da Escola de Dança Passos em 2013, Centro de Educação Infantil Coração de Maria – Professor de Baby Class e ballet clássico (2010), Núcleo Recreativo Paçoquinha (2002-2003), Escola de Educação Infantil Portal Mágico (2006), Espaço Dança e vida (2005-2007) e Estudio de Ballet Cisne Negro (2005-2006).

Em sua formação na dança, destaca os seguintes professores: Ilara Lopes, Jorge Peña, Eduardo Bonnis, Valeria Matos, Ismael Guiser, Marc de Graf, Roseli Rodrigues, Edy Wilson, Laura Alonso, Mercedes Beltran, Ramona de Saá, dentre outros.

Links

https://www.facebook.com/brunocayses

Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)" 388
X