Dança em Rede

Carlota Portella

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Coreógrafa

Histórico

"Melhor Iluminador”, “Melhores figurinos” e “Melhor Coreógrafa”. Carlota Portella recebe inúmeros convites para fazer parte de banca de jurados nos mais importantes festivais de dança nacionais. Em 1999, criou o ballet “GRITO” inspirado na obra de Nelson Rodrigues, que foi selecionado para se apresentar em 2000 na VIII Rencontres Chorégraphiques de Seine-Saint Denis em Paris. Com esse trabalho se apresentou, entre 2000 e 2003, na Itália, Alemanha e México, além de ter circulado por diversos estados no Brasil. Em 2001 recebeu convite para criar um trabalho para a Transitions Dance Company do Laban Centre em Londres. Criou, em 2004, o trabalho "Espaço de Luz " para o Dança Brasil do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). No ano seguinte se apresentou com a Cia Vacilou Dançou-Carlota Portella no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e em 2006 foi uma das coreógrafas convidadas para o Projeto Solos do Sesc. "

Trabalhos

No ano de 1981 fundou a companhia profissional Vacilou Dançou” e em seguida abriu sua escola Jazz, Carlota Portella, considerada uma das melhores e mais tradicionais escola de dança no Rio de Janeiro.

Realiza, à frente de sua companhia, espetáculos anuais com turnê por todo país. Em 1998 foi convidada para sua primeira turnê internacional, realizando 15 espetáculos em diversas cidades da Alemanha.

Em 1986 recebeu o Prêmio Momento Jovem, pelo trabalho à frente do Vacilou, em 1987 recebeu moção inserida nos Anais da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por “relevantes serviços prestados à arte da Dança”, além de ter sido indicada nas categorias “Melhor Companhia” e “Melhor Espetáculo – Retrospectiva & Perspectiva” em 1995 pelo Troféu mambembe,criado pelo Ministério da Cultura e Funarte. Também foi indicada para o Prêmio RioDança 99 nas categorias “Melhor bailarino”

Bibliografia

Carlota Portella iniciou seus estudos na dança aos 6 anos de idade, estudando ballet clássico no Rio de Janeiro.
Mais tarde, conheceu o Jazz Dance e frequentou a Academie Internacionale de Dance em Paris, por um ano.
Quando voltou ao Brasil continuou com sua formação em ballet clássico e jazz no Ballet Dalal Achar.

Tornou-se professora de dança, desenvolvendo importante trabalho na formação de bailarinos e no cenário da dança no Rio de Janeiro.

Em 1976 ganhou bolsa de estudos da UNESCO para o curso de Animação e Administração cultural de Ballet, na Ópera de Paris.

Carlota frequentou também a Mudra, escola de Bejárt, a famosa academia London Dance Center e a Escola Rosella Hightower, em Cannes.

Links

http://www.carlotaportella.com.br/

(Liana Vasconcelos | SPCD Pesquisa) 275

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)