Dança em Rede
Célia Gouvêa
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: SP
- Cidade de origem: Campinas
- Atividade: Bailarina
- Data de nascimento: 03/01/2024
Histórico
Trabalhos
1969 Participa da coreografia Fedra, de Renée Gumiel
1971 No Cirque Royal de Bruxelles interpreta a Rainha dos Ciganos em Le fils de l’air, de Béjart, baseado em texto de Jean Cocteau (1889-1963).
1972 Dança Mudra au Travail, criação dos estagiários do Mudra.
1973 Ainda na Bélgica está entre os fundadores do grupo Chandra – Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha van Hoecke. Dança O Teatro e os Deuses, de Béjart.
1975 Coreografa Pulsações e dança Allegro Ma Non Troppo, de Vaneau.
1976 Pulsações é remontada para o Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo).
1977 Participa do Festival de Arte – Bahia 77 com Clyde Morgan e apresenta Programa de Dança com Mara Borba no Auditório Augusta (SP).
1978 No Brasil dança e coreografa Isadora, Ventos & Vagas, ao lado de Vaneau.
1979 Para o Teatro de Dança de São Paulo coreografa Trem Fantasma e Outras Danças: Raiz, Limites e Promenade.
1980 Prêmio APCA de melhor bailarina pela interpretação de Contraste Para Três e Lenda, de sua autoria. Coreografa Expediente para J. C. Violla.
1981 Para o Teatro de Dança de São Paulo coreografa Urugungo, Quatro Corpos, Dois Estranhos e De Pernas para o Ar.
1982 Coreografa Petruchka para o J. C. Violla Grupo de Dança. No Festival de Inverno de Campos do Jordão, apresenta A História do Soldado, com música
de Stravinsky, com Maurice Vaneau e J. C. Violla.
1983 Prêmio da Associação dos Produtores Teatrais do Estado de São Paulo, categoria melhor coreografia para teatro infantil, pela peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. Para o Teatro de Dança de São Paulo, coreografa Gente Feliz e Volte Para Casa, Sente-se ao Piano e Toque um Tango. Coreografa também para o filme O Cavalinho Azul, de Eduardo Escorel, e para a peça Oh La La! Belle Êpoque.
1984 Interpreta e coreografa Assim Seja? para o Teatro de Dança de São Paulo. Também assina O Dia dos Bonecos, para teatro, e Allegro, para a Dança e Cia. de São Paulo.
Coreografa O Último Domingo, para o grupo de dança do Sesc-Santos; e Alhos e Bugalhos e Ciclos de Vidro, para o Teatro de Dança de São Paulo. Ê coreógrafa da peça As Is, com direção de Roberto Vignati.
1987 Coreografa Olga e o Cavaleiro da Esperança, para o Grupo Câmara Rio, de Mariana Vidal; e Nijinsky, para o espetáculo teatral de Naum Alves de Souza. Até 1989.
1988 Coreografa Festarola.
1989 Coreografa Pé de Valsapara o Balé do Teatro Castro Alves (Salvador).
1991 Monta Romance de Dona Marianapara a Escola Superior de Dança de Lisboa. Coreografa A Bela Moleira para o Balé do Teatro Guaíra (Curitiba).
1992 Coreografa o poema sinfônico Colombo, de Carlos Gomes, com direção de Vaneau, para o Balé do Teatro Guaíra. Coreografa Sapatas Fenólicas.
1993 Monta Pedra no Caminho para o Célia Gouvêa Grupo de Dança. Coreografa a ópera Aída, de Verdi, em montagem da Fundação Teatro Guaíra e do Teatro Municipal de São Paulo.
1994 Para o Célia Gouvêa Grupo de Dança cria A Morte e a Donzela, com música de Schubert, e Periódico, com música de Hermeto Pascoal. Para o Teatro Guaíra, coreografa a opereta A Viúva Alegre, de Lehar.
1995 Coreografa o duo Abrigo, que dança com Ricardo Fornara, tendo música composta por Hélio Ziskind.
1996 Coreografa Cabo da Boa Esperança, com música do Madredeus e de Carlos Paredes, para a Companhia de Dança de Lisboa. Realiza a montagem de Memória Terceira Idade no Sesc Pompeia (São Paulo).
1997 Coreografa Beethoven, peça de Mauro Chaves.
1998 Integra o coletivo artístico do espaço Ramdam (Lyon) e começa a desenvolver pesquisa de corpo em espaços físicos. Coreografa Parasha, para seu grupo, e Caboclinho, Frevo e Lundu, para Bailes do Brasil, de J. C. Violla.
1999 Na França, ao lado da filha Vânia, coreografa e dança Mãe Tzé Tzá (também apresenta extratos da obra em Londres). Cria o solo Hidroplastiques.
2000 Coreografa para os grupos Lyon 5è me e Francheville para o desfile da Nona Bienal de Dança de Lyon. Dança e cria Il Êtait Beau, Mignon, Gentil (solo) e La Guillotine para o evento Un Pas de Plus (Paris).
2001 Em Paris, Lyon, Bruxelas, São Paulo e Campinas, apresenta sua nova criação: C.E.C.I.L.I.A. Também coreografa Cinecoronariografia, que estreia em Paris.
2002 Revisita Mãe Tzé Tzá e dirige o vídeo Damka para um coletivo de artistas do Ramdam (Lyon).
2003 Como bailarina, participa da homenagem aos noventa anos de Renée Gumiel.
2001 Cria Danças em Branco.
2005 Apresenta-se com o programa Danças em Branco.
2006 Coreografa Corpo Incrustado e Latrina.
2007 Atua como encenadora de Pedrinho, para o projeto Fábricas de Cultura (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo). Cria Corpo Incrustado ii, Corpo Incrustado iii, Corpo Incrustado iv e Massa.
2008 Coreografa Pedrinho Sapopemba para o Fábricas de Cultura. Coreografa e dança o solo Culturacuracu e parte do espetáculo Ruth Rachou, 80 Anos.
2009 Monta Villa Jaçanã para o Fábricas de Cultura. Ao lado de Sônia Mota, Clarisse Abujamra, Susana Yamauchi e outros artistas, apresenta-se em Mini Atos.
2010 Participa da criação coletiva do espetáculo Divagar, de Sônia Mota. Coreografa e dança a instalação Chão de Maria Geralda da Silva. Revisita Romance de Dona Mariana.
2011 Inicia Marta Saré, colaboração de dança e música com Heron Coelho.
Bibliografia
Documentário Célia Gouvêa – Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa| São Paulo Companhia de Dança, SP, 2011
Videografia
http://www.youtube.com/watch?v=6JzKoczd3bg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SxqTsBSw8u0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=9Zv2mFOiWXE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=hkwFom-VDGs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=fZbah4QCKNQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=YmW79XW9Dbs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=SxqTsBSw8u0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Xnnnjsr_xOg&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=Swj_tFlYrWc
“