Dança em Rede
CTG Aldeia dos Anjos
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Gravataí
- Ano de criação: 1956
- Contato: CTG Aldeia dos Anjos
- Telefone: (51) 3488-3095
- Endereco: Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553
- E-mail: cultural@ctgaldeiadosanjos.com.br 144
Histórico
Fundado em 22 de janeiro de 1956, o Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos ao longo de sua existência vem se destacando em festivais e rodeios no Estado do Rio Grande do Sul.
O CTG tem 12 piquetes de laçadores filiados, todos em pleno funcionamento, com destaque em campeonatos municipais e em rodeios em todo o estado. O grande destaque do CTG são as invernadas de danças, contando atualmente com quatro invernadas de dança: mirim, juvenil, adulta e Xirú, além de uma escolinha para iniciantes.
A invernada adulta conquistou por dez vezes o título de campeã do estado em danças tradicionais gaúchas, conquistando títulos no Fegart (Festival Gaúcho de Arte e Tradição) em Farroupilha, agora no Enart (Encontro de Arte e Tradição) realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, sendo o maior festival de gênero da América Latina.
Representou o município, o estado e o país em vários festivais internacionais promovidos pelo CIOF (Conselho Internacional dos Festivais de Folclore), conquistou inúmeros rodeios nacionais e internacionais.
Foi o primeiro CTG a participar do Festival da Ilha Terceira dos Açores, onde esteve por duas vezes, em 1990 e 1998. Participou também dos festivais da Ilha das Flores, Ilha do Corvo no arquipélago e em Portugal continente nos Festivais de Pé da Serra, Portolegre, Castel de Vide, Estoril, Sintra e na Expo 98.
Na Espanha em Valencia de Alcantra, Barcelona, Badajos, Raen, Cadiz, entre outras cidades. Participou ainda do Festival de Folclore de Santa Fé, na Argentina, Assunción no Paraguai, Drummondville e Montreal no Canadá, em Nova York e no Festival Weinesville e outras cidades da Carolina do Norte, França e China.
Promove todos os anos o Rodeio Internacional do Mercosul no mês de novembro, sendo este o maior evento de Gravataí e um dos maiores do estado. Este evento tem por finalidade promover a integração em todos os sentidos com os países que formam o Mercosul, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.
Além de ser deca campeão estadual na categoria adulta, é também tetra campeão estadual mirim, campeão estadual juvenil e tricampeão estadual xirú.
Em 1° de junho de 2006 foi tombado como patrimônio histórico cultural do Estado do Rio Grande do Sul, conforme lei n° 12.518, possibilitando também um importante reforço na identidade cultural que a população de Gravataí e de todo o Estado mantém com este CTG que é um exemplo de pesquisa e divulgação das tradições gaúchas através das suas atividades artísticas e culturais.
Links
Luciane Silveira Soares/ Pesquisa para SPCD
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)