Dança em Rede
Daggi Dornelles
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Porto Alegre
- Atividade: Bailarina
Histórico
Trabalhos
Ao se tratar de espetáculos a diretora prefere trocar o termo para “principais ações”, incluindo coreografias para palco que tiveram influência do estudo relacional, a partir de objetos, iniciado em meados dos anos 80; tanto no palco, como em meio urbano, os trabalhos fogem a um estilo determinado. Aqui, ainda que flores urbanas tenha surgido posteriormente, tomo como referência de citação dos trabalhos, a conexão ao estudo denominado “encontros do corpo” – este nome surgiu durante o desenvolvimento da Bolsa VIRTUOSE, do MinC, na Folkwang Hochschule Essen, Alemanha, entre 1999/2000.
Trânsitos – solo de 2007, foi o 1° trabalho coreografado com algumas influências do estudo com objetos.
Reflexos de um verbo irregular, estreou em Colônia, em 1990; o solo foi inteiramente composto a partir da parceria com objetos – apresentado em várias cidades da Europa e Brasil, de 1990 a 2002.
Corpo sobre tela urbana – Berlin, 2001.
BdK – pequenos poemas entre corpos, Kulturbrauerei Berlin, 2002.
o passar em branco – poemas urbanos, iniciado com a Bolsa VITAE de artes, em 2003. apresentado até 2010, entre Brasil e Alemanha.
O passar em branco – uma experiência entre corpos, espaço e tempo presente, 2003.
O passar em branco – poemas em pausa – 2006, Porto Alegre – desdobramento de “o passar em branco”, em parceria com os aluns do curso de Arte Dramática da UFRGS.
Ações para a cidade, apresentadas em vários eventos – conectadas a workshops, ou em parceria com grupos de performers.
Cor veste cidade – não sei se ouço quadros, ou vejo contos; estréia em 2010, SEU – Semana Experimental Urbana, Porto Alegre. Cor veste cidade marcou o início de um estudo sobre a influência da cor, no ato relacional, em cena urbana.
Rosa dos ventres – solo criado em 2000 para o Festival “o melhor solo alemão”, idealizado por Alan Platel, na cidade de Leipzig.
Bibliografia
Questionário respondido por Daggi Dornelles concedido para o projeto de pesquisa: DANTAS, Mônicaet al. Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010.
Videografia
Imagens do trabalho o passar em branco”:
https://www.youtube.com/watch?v=IKIbo9v7C_I
Solo “Trânsitos” 1989:
https://www.youtube.com/watch?v=1UWdbdRFyAA“
Links
Blog Flores Urbanas: