Dança em Rede

Escola do Movimento

  • Categoria: Escolas
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Tipo de Escola: Particular
  • Formato de escola: livre
  • Bolsa de estudos: nao

Histórico

Ampliar a consciência, a autonomia e a estrutura do movimento. Com esse objetivo em mente, Ivaldo criou o Método Bertazzo de Reeducação do Movimento aplicado na escola e, assim, encontrou uma forma mais eficaz de trabalhar o corpo e toda a sua movimentação. Com criatividade, o Método Bertazzo transforma, continuamente, materiais simples do nosso dia a dia em instrumentos terapêuticos. Garrafas pet viram pesos; elásticos graduam a força muscular; tubos de PVC e bastões são utilizados para o posicionamento do corpo e a exploração do espaço; caixas-da'água procuram resgatar a progressão e as etapas do desenvolvimento motor, entre outras práticas. Essa abordagem lúdica, associada ao uso do ritmo, amplia o repertório motor do aluno e o conhecimento do próprio corpo. Inúmeros profissionais de diferentes áreas de atuação, como esportistas, preparadores físicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, profissionais da saúde e muitos outros, já estudaram as teorias e práticas do Método Bertazzo e hoje as incorporam em suas atividades cotidianas pessoais e profissionais. Principais Objetivos do Método: - Ampliar o conhecimento da fisiologia do movimento do corpo humano na ampla diversidade dos biótipos existentes, com conceitos teóricos e práticos especialmente desenvolvidos pela metodologia; - Estabelecer elos entre postura e movimento, entre o posicionamento do corpo na sua estática e o deslocamento de suas estruturas ósseas e musculares no espaço, visando à experimentação do movimento e às suas sensações; - Prevenir lesões, regulando a força e a elasticidade dos músculos; - Estimular a concentração da criança e do adolescente para o aprendizado; - Aperfeiçoar o desempenho expressivo e o esportivo.

Cursos

Fisioterapeutas e educadoras físicas que acompanham o desenvolvimento e a aplicação do Método Bertazzo de Reeducação do Movimento.

Ana Marta
Ê aluna de Ivaldo desde 1996 e, em 2001, entrou para a equipe de assistentes do Curso de Formação do Método Bertazzo.

Fisioterapeuta, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, tem experiência clínica de atendimentos a adultos e crianças desde 1984.

Participou de diversos cursos de formação em neuropediatria, como o Curso de Formação do Método Neuroevolutivo Bobath e o Baby Course, que trabalha com bebês com paralisia cerebral.

Estudou coordenação motora com Marie Madaleine Béziers e Yva Hunsinger, além de se especializar no método GDS, que trabalha com adultos e crianças através de uma abordagem psicocomportamental.

Ana Marta é uma das coautoras do livro “Corpo Vivo – Reeducação do Movimento”, de Ivaldo Bertazzo.

Juliana Storto
Formada pela USP em fisioterapia, Juliana é mestre em Neurociências e Comportamento e formada em Fisioterapia Analítica – Conceito Sohier.

Frequenta a Escola do Movimento desde 1991, onde se formou em cadeias musculares GDS, foi Cidadã Dançante (termo cunhado por Bertazzo na década de 1970 que refere-se a bailarinos não-profissionais que, por meio da dança, investigam identidades e novas posições de vida) e participou dos estágios em Coordenação Motora ministrados por Mme. Béziers e Iva Hussinger no Brasil.

Com 19 anos de experiência clínica em consultório, Juliana participou como coautora do processo de desenvolvimento do livro “Corpo Vivo – Reeducação do Movimento”, de Ivaldo Bertazzo, com quem trabalha há mais de 12 anos.

Ê professora do Curso de Formação do Método Bertazzo e acompanha Ivaldo na multiplicação e na aplicação do Método pelo Brasil.

Liza Ostermayer
Formada em educação física pela OSEC (atual UNISA) e em fisioterapia pela Universidade de São Paulo, é especialista em cardiologia e técnicas corporais.

Ê professora do Curso de Formação do Método Bertazzo desde 2003 e também trabalhou com Ivaldo, como coautora, na criação de seu livro “Corpo Vivo – Reeducação do Movimento”.

Geni Corrêa e Castro Gandra
Fisioterapeuta formada pela Universidade Paulista, é professora no curso de formação no Método Bertazzo na Escola de Reeducação do Movimento desde 2003.

Possui também formação completa em Cadeias Musculares GDS. Em sua clínica atende adultos e adolescentes. Ê também co-autora do livro Corpo Vivo, coordenado por Ivaldo Bertazzo.

Professores

Aulas regulares com Ivaldo Bertazzo e curso de formação Método Bertazzo.

Links

www.ivaldobertazzo.com

(por Deborah Rocha |Pesquisa SPCD)

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
X