Dança em Rede

Fellipe Camarotto

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Bailarino

Histórico

Brasileiro, nascido em Osasco – São Paulo, iniciou seus estudos de ballet clássico no Studio Clayds Zwing em 1997, aos 9 anos de idade, tornando-se aluno de Sasha Svetloff, iniciando sua formação com a metodologia Vaganova. Em 2005, ingressou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville – Santa Catarina, onde se formou na primeira turma, aluno de Dmitry Afanasiev, em 2007. Durante sua formação se apresentou em diversos estados brasileiros e em Moscou – Rússia, estando perto pela primeira vez ao Bolshoi Ballet. Em 2008, ingressou na Cia. Jovem da Escola Bolshoi em sua primeira formação, Além do Brasil se apresentou na Itália e no Uruguai, estagiando profissionalmente, com o Bolshoi Ballet, em 2009. Trabalhou com Emílio Martins, Vladimir Vasiliev, Galia Kravchenko, Victor Barykin, Boris Akimov, Nina Speranskaya, Galina Koslova, Ludmila Sinelnikova, Sérgio Lobato e Henrique Talmah.

Em 2010, participou do curso e competição do Hungarian National Ballet, em Budapeste – Hungria, obtendo a premiação de terceiro lugar e um contrato com a companhia, tendo a oportunidade de trabalhar com Eldar Aliev. Dançou na temporada do ballet O Quebra-nozes com a companhia Les Grands Ballets Canadiens de Montreal, após ter tido uma vivência de audição com a companhia La La La Human Steps, dirigida por Édouard Lock. Durante 2012 e 2013, integrou a São Paulo Companhia de Dança, podendo trabalhar com Iracity Cardoso, Ilara Lopes, Manuel Francisco, Adriana Villela, José Ricardo Tomazelli, Renato Daniel Arismendi e Mario Galizzi, dançando em apresentações com remontagens de coreógrafos como George Balanchine, Jiri Kylian, Nacho Duato, Marco Goecke, Mario Galizzi, Rodrigo Pederneiras, Ana Vitória e Jomar Mesquita.

Por dois anos foi convidado para a temporada do ballet O Quebra Nozes pela Victoria Ballet Academy, em Toronto – Canadá, dançando também como solista convidado da Cia. Brasileira de Danças Clássicas – Especial Academia dirigida por Guivalde de Almeida, se apresentando por todo o Brasil, sendo premiado com o primeiro lugar no Festival Internacional de Goiás, e nos Estados Unidos como partner convidado do International Ballet Competition – USA, ensaiado e orientado por Ana Maria Campos. Dançou diversos repertórios de ballet clássico, tendo a experiência artística de se apresentar com renomados nomes na dança internacional como Natalia Osipova, Ivan Vasiliev, Ekaterina Krysanova, Anton Korsakov, entre outros.

Como professor de ballet clássico tem se empenhado em oferecer sua experiência e seriedade artística com o estudo e prática baseado no trabalho metodológico de Agrippina Vaganova, se aprimorando em cursos metodológicos. Desenvolveu o curso para professores pelo Conteúdo Programático de Ballet Clássico Baseado na Técnica Russa, adaptado de acordo com sua vivência e proposta pedagógica. Oferece cursos por todo o Brasil, dentre os quais se destacam o 1º Seminário de Dança Arte Minas, 2º Pantanal em Dança, 1º e 2º Fórum de Ballet e Dança da Especial Academia de Ballet, 1º e 2º Seminário Pedagógico de Baby Class e Ballet Infantil, o 3º e 4º Curso Intensivo de Capacitação Para Professores e Bailarinos em Alta Competição – Organização Danzamérica e na 1ª e 2ª edição do Grande Competição da America Latina – GPAL, ambos na Argentina.

Graduou-se no Curso de Licenciatura em Letras (Português e Inglês) e de Pós-Graduação em Psicopedagogia, ambos pela Faculdade Anhanguera Educacional. Atuou como professor da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, em 2017 e 2018, e como Assistente Artístico, de 2019 a 2021, da Escola de Dança de São Paulo, gerida pela Fundação Theatro Municipal. Atualmente trabalha como Coordenador Pedagógico do Núcleo de Dança de Barueri. 

Verbete editado por:

Fellipe Camarotto - Atualizado (MARÇO 2023)