Dança em Rede

Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos

  • Categoria: Festivais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São José dos Campos
  • Ano de criação: 2002
  • Direção: Ana Guerrero
  • Ocorrência: agosto
  • Voltado à: Belo Horizonte, por meio de uma parceria com o espaço Olé Arte Movimento e Brasília, com participação do Studio Capricho Espanhol.

    Em sua quinta edição, o Festival traz o bailarino espanhol David Paniagua para oferecer cursos e se apresentar junto com artistas brasileiros em 2008.

    No ano de 2007 é a vez da bailarina Carmen La Talegona, acompanhada do cantor Talegón de Córdoba virem ao Brasil. Oferecem cursos e se apresentam em São José dos Campos e em São Paulo.

    Em 2008 o Festival adota o tema "5 Elementos: A mulher, O baile, O cante, A guitarra e el duende..." e por meio de uma parceria com o Instituto Cervantes de São Paulo traz ao Brasil os espanhóis Eli La Truco, Gerardo Nuñez, Talegón de Córdoba e Cepillo. Os artistas oferecem cursos e atuam na noite de gala com o espetáculo "Cinco Puntales", dirigido e coreografado por La Truco, com elenco de bailarinos e músicos brasileiros e espanhóis. O evento aconteceu em São José dos Campos, São Paulo e Campinas.

    A oitava edição, em 2009, apresentou o tema “A Mulher, o Baile, o Cante... Flamenco” e contou com a presença da bailarina espanhola Concha Jareño, o cantor cordobês Pedro Obregón e o violonista brasileiro residente na Espanha Flávio Rodrigues. Os artistas apresentaram o espetáculo “Amistad 6”, no Teatro Municipal de São José dos Campos, acompanhados de músicos e grupos de bailarinos brasileiros.

    Em 2010 o Festival ofereceu para o público sessões de cinema, mercado de roupas e acessórios flamencos, desfiles de moda flamenca, palestras e lançamentos de livros e CDs, além dos tradicionais cursos e espetáculos. O evento trouxe para São Paulo e São José dos Campos o baliarino Jose Maya, o violonista Pino Losada e o cantor Saúl Quirós, sob o tema "Tierra, Fuego y Aire".

    2011 foi o último ano de realização do Festival de São José dos Campos, em sua décima edição. Vieram como convidados internacionais a bailarina Belén Maya, o cantor David Vásquez e o violonista brasileiro radicado na Espanha, Fernando de la Rua. Durante a noite de abertura do Festival foi lançado o CD Nuances, de Fernando de La Rua e convidados.
    "

Histórico

Em suas dez edições, o Festival Internacional de Flamenco de São José dos Campos foi um importante agregador de profissionais da cultura flamenca. Foi responsável por difundir a arte flamenca em suas apresentações e eventos, dos quais participaram mais de seis mil pessoas. Entre os anos de 2002 e 2011, o Festival se consolidou como um dos mais importantes eventos de flamenco no Brasil, reunindo nomes expoentes dessa arte, como Carmen La Talegona, Talegon de Córdoba, Alfonso Losa, La China, Belén Fernandez, Nino de los Reyes, David Paniagua, José Maya, Belén Maya entre outros. De suas mostras e cursos participaram profissionais e amadores dos mais diversos estados do Brasil como Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Goiás; além de praticantes internacionais da Venezuela e do Paraguai. A primeira edição foi realizada em 2002 e contou com a participação de diversos artistas amadores e profissionais do Brasil. Em 2003 o Festival trouxe para o Brasil a bailarina porteña Olga Maria Marcioni, La China. Em 2004 teve participação dos bailores espanhóis Belén Fernandez e Alfonso Losa. Neste ano foi feita uma parceria com Tablado Andaluz para levar parte do Festival a Porto Alegre. Em 2005 são realizados workshops internacionais com o bailarino espanhol Nino de Los Reyes e o espetáculo Amistad 2", com Nino de Los Reyes e convidados. O evento é estendido a outras cidades: Campinas, em co-realização com Café Tablao

Processo seletivo

amadores/profissionais

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)
X