Dança em Rede

Forró

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: Brasil

Histórico

Chamado em sua origem de “forrobodó”, o surgimento do forró pode estar relacionado a bailes populares que aconteciam no final do século XIX. Na época, era necessário molhar o piso do local onde essas festas aconteciam, pois era feito de "chão batido", não tendo revestimento, e a dança acontecia na própria terra.
Durante a dança, as pessoas costumavam arrastar os pés para evitar que a poeira levantasse. Foi então que surgiu a expressão “rastapé” ou “arrasta-pé”. O ritmo também teve influência de ritmos holandeses e portugueses e das danças de salão europeias.

Os passos de dança foram incorporados de outros ritmos que descendiam de danças de salão européias, como o xote, um ritmo/dança muito executado no forró.
É uma dança muito versátil e pode ser encontrada, com variações rítmicas, desde o extremo sul do Brasil (o xote gaúcho) até o nordeste do país, nos forrós nordestinos. Diversos outros ritmos possuem uma marcação semelhante, podendo ser usados para dançar o xote, que tem incorporado também diversos passos de dança e elementos da música latino-americana, como, por exemplo, alguns passos de salsa, de rumba e mambo.

Vale ressaltar também que o toré, uma celebração indígena em que em certo momento os participantes também arrastam os pés no chão, lembra o estilo da dança do forró.
Pra dançar forró, é preciso de um parceiro, já que a dança acontece em pares em posição de abraço fechado, e os parceiros ficam de frente um para o outro. Dependendo do estilo de música, a maneira de dançar também é alterada.

Verbete editado por:

Equipe SPCD